A Volkswagen já havia anunciado há alguns meses o investimento de R$ 16 bilhões para as fábricas no Brasil. Porém, agora, a marca informou que R$ 13 bilhões serão destinados apenas para as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São Carlos (SP).
O anúncio foi feito durante evento na fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Porém, foi antecipado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na manhã de hoje (23/08).
O aporte bilionário nas fábricas paulistas se estenderá até 2028 e trará 16 novos modelos ao mercado brasileiro. Todos eles serão montados na nova plataforma MBQ Hybrid, que pode ser utilizado como híbrido leve e até um sistema híbrido plug-in.
Começando pela fábrica localizada no ABC Paulista, segundo a marca, dois novos modelos inéditos serão construídos por lá. Porém, ainda nada foi a quais serão os novos produtos.
A VW garante que são modelos “inéditos”, afastando a ideia, por exemplo, da reestilização do Nivus. Um deles é um futuro SUV grande nacional, que deve se posicionar acima do VW Taos, e o outro um possível SUV híbrido.
Na fábrica de São Carlos, no interior de São Paulo, um novo motor 1.5 turbo híbrido-flex será produzido, como já adiantado por QUATRO RODAS. Um acordo foi fechado entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté há alguns meses, para a construção de um novo motor, que substituirá o atual 1.4 TSI atual.
O novo motor 1.5 TSI EVO2 é a segunda geração de uma atualização do atual 1.4 TSI feito por aqui. Ele foi implementado em diversos mercados na Europa e na América do Norte, equipando Golf e Taos fabricados no México.
Nos quesitos de configuração e números, ambos são bem parecidos. O 1.5 TSI gera os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm, 1,3 kgfm a menos que o 1.4 (26,8 kgfm). No entanto, em questões de modernidade a versão atualizada está muito a frente. Ele possui tecnologias como turbo de geometria variável e desativação de cilindros (desligando até dois com o carro em movimento).
Mas o destaque do novo motor que será fabricado em São Carlos fica para a combinação com sistemas híbridos, seja ela leve ou plug-in. Por isso, recentemente a marca estava testando dois carros por aqui, o Golf R-Line, que possui sistema híbrido leve, e uma unidade do Taos com camuflagem.
O novo motor será desenvolvido para atender as normas de emissões que entrarão em vigor a partir de 2025. modelos como Taos, T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus Exclusive tendem a receber a nova mecânica mais para a frente, até a mudança completa na linha 2025. No caso do Taos, ele deve receber o 1.5 TSI apenas em 2026. E, claro, os novos modelos da VW também devem utilizar o novo motor.
Já a fábrica de Taubaté terá um novo SUV totalmente desenvolvido no Brasil. Trata-se do sucessor do Volkswagen Gol.
O projeto já está em estágio avançado de desenvolvimento, porém os primeiros flagras vem de testes na Índia e com carroceria da Skoda. Isso porque a marca do Grupo Volkswagen também terá um SUV compacto baseado no mesmo projeto.
Pelas fotos é possível ter uma pequena noção de como será o carro. Alguns elementos fazem parte da identidade visual da Skoda, mas devem ser desconsiderados, como os faróis divididos e com leds independentes. Mas a posição do capô, a inclinação do para-brisa e as janelas laterais serão indênticos no Volkswagen brasileiro.
O novo SUV do Gol pode chegar ao mercado brasileiro com o inédito motor 1.0 TSI híbrido-leve flex. Ele deve ser lançado até 2025, para competir com carros como Fiat Pulse e Renault Kardian.
E os outros R$ 3 bilhões?
Em junho deste ano, a Volkswagen anunciou que o Virtus passará a ser produzido em duas fábricas diferentes no Brasil em 2025, no polo de São Bernardo do Campo (SP) e também em São José dos Pinhais (PR). Mas, no futuro, o sedã será produzido integralmente no sul do país.
Essa mudança faz parte do aporte de R$ 3 bilhões para a fábrica do estado paranaense. Que, além da produção do sedã, também receberá a construção de uma picape inédita baseada no conceito Tarok.
A nova picape da Volks foi apresentada em 2018 durante o Salão do Automóvel já batizada como Tarok.
Inicialmente ela foi apresentada como a variante picape do SUV Taos. No entanto, com muitos atrasos e mudanças de planos, a Tarok deve ir para produção montada em uma plataforma menor, a MBQ A0, mesma de Polo e T-Cross.
A VW Tarok se posicionará entre os dois modelos de picape atuais da Volks, sendo a Saveiro e a Amarok, tendo como principais rivais picapes intermediárias, como a Fiat Toro.
Muita informação ainda não foi revelada pela montadora, mas é bem provável que a nova Tarok tenha versões com trem de força híbrido e seja totalmente diferente da apresentada em 2018. O modelo deve entrar em produção apenas em 2026.