A Volkswagen anunciou que irá parar de fabricar o Fusca em todo o mundo a partir de 2019. Com os rumores confirmados, o modelo sairá de linha oficialmente pela terceira vez.
As outras ocasiões em que a VW deixou de produzir o modelo foi em 2003, quando a primeira geração saiu de linha no México e em 2011, quando o New Beetle teve sua produção encerrada.
A versão atual usa a mesma plataforma (e motores) da penúltima geração do Golf e Audi A3. O Fusca, entretanto, não acompanhará a atualização que os hatches terão a partir do ano que vem.
No Brasil o Fusca deixou de ser importado do México no fim de 2017. O modelo disputava mercado com o Golf GTI nacional, que tinha vantagem no espaço interno e lista de equipamentos.
Por aqui o icônico modelo foi fabricado até 1986, tendo retornado entre 1993 até 1996 a pedido do então presidente Itamar Franco.
A Volkswagen afirmou que lançará duas séries especiais para marcar a nova despedida do modelo. Executivos da marca também disseram à agência AFP que existe a possibilidade do modelo ser novamente revivido no futuro.