Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volkswagen anuncia que não desenvolverá novos motores a combustão

Decisão vem em seguida ao anúncio da Audi. Motores existentes serão adaptados às normas ambientais a fim de ampliar sobrevida

Por Eduardo Passos 22 mar 2021, 13h46
Gosta dos Volkswagen turbo? Aproveite enquanto há tempo
Gosta dos Volkswagen turbo? Aproveite enquanto há tempo Fernando Pires/Quatro Rodas

Quase poderíamos simplesmente repetir o texto mudando alguns nomes: a Volkswagen é mais uma fabricante que abandonará seus motores a combustão. A partir de agora, todos os novos motores da alemã serão elétricos, sem planos para novas unidades a gasolina, álcool ou diesel.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O anúncio foi feito pelo próprio CEO da empresa, Ralf Brandstätter, em entrevista ao site alemão Automobilwoche, seguindo comunicado da irmã Audi, que tomou decisão semelhante na semana passada. Estratégias semelhantes vêm sendo adotadas por quase todas as montadoras, de olho no arrocho das regras ambientais dos grandes mercados automotivos.

Abandono gradual

Volkswagen ID.4
Modelos como o ID.4 são abre-alas do futuro elétrico da Volkswagen Divulgação/Volkswagen

De acordo com Brandstätter, não há planos da Volkswagen lançar novos motores a combustão daqui em diante. Entretanto, como não é fácil simplesmente largar o petróleo de uma vez, os motores já existentes serão aperfeiçoados para se encaixarem nas cada vez mais rígidas normas ambientais.

“Precisamos desses motores por mais algum tempo, e por isso eles terão que ser o mais eficiente possível”, explicou o executivo, ressaltando que a venda de modelos a diesel e gasolina é muito importante “para financiar a transformação completa” rumo aos EVs.

Taos mede 4,46 m de comprimento
Quanto mais sucesso fizer, mais perto o Taos estará do sim Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Obviamente os planos da VW no mercado elétricos estão avançados, e a família ID conta com modelos que vão de hatches ao SUV grande ID.6, prestes a ser vendido na China.

A Volkswagen não cravou datas para que os carros elétricos dominem sua frota, mas já anunciou sua nova plataforma SSP (Scalable Systems Platform), que não esconde ambições de roubar mercado da queridinha Tesla.

A década será de profundas mudanças: a Ford, por exemplo, já anunciou que venderá somente híbridos os full-EVs a partir de 2024, com esses dominando a partir de 2030. 

Traseira recebeu mudanças sutis no desenho interno de para-choque e lanternas
Motor 1.4 turbo do Tiguan europeu e do Golf GTE é dos candidatos à sobrevida Divulgação/Volkswagen

Prazo semelhante é seguido pela Volvo e Stellantis, cuja meta é oferecer versões híbridas para todos os modelos do conglomerado a partir de 2025, ao menos nos EUA e Europa. A GM prometeu a eletrificação total para 2035.

Em seu recente Power Day, a empresa de Wolfsburg definiu a missão de, até o fim da década, ter EVs como 70% de suas vendas. Isso significa demanda de 240 GWh de baterias, supridas com seis grandes fábricas europeias.

Com os modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6, além do e-Up!, a fabricante pretende vender até 450 mil elétricos ao longo de 2021.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa 743
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)