Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vídeo: Chevrolet Bolt EV é mais que uma Meriva do futuro?

EV estava prometido para 2021, mas só chega esse ano e inicia uma nova fase de eletrificação da Chevrolet

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 5 set 2022, 15h46 - Publicado em 1 set 2022, 17h00

Depois de mais ou menos um ano de atraso, o novo Chevrolet Bolt vai ser lançado no nosso país. Agora ele é o Bolt EV, isso porque o compacto ganhou uma variante SUV, o Bolt EUV, que também será vendido no Brasil futuramente.

Além do nome, o compacto também estreia uma nova dianteira e nova traseira. No geral, a atualização visual chegou para modernizar o design do Bolt, deixando-o mais próximo dos modelos mais recentes da Chevrolet.

Na frente, o destaque vai para o novo conjunto óptico, onde os DLRs finos e os faróis LED estão juntos sob uma mesma cobertura. Ainda há extensões em black piano, que se estendem até o início do porta-malas e dão ao Bolt EV um olhar mais moderno.

Bolt EV
Balanços curtos dão a impressão de o Bolt ser menor do que é (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A tampa do porta-malas ficou mais arredondada e ganhou uma grande área em black piano, onde estão as lanternas. As luzes são horizontais e parecem ser uma versão atualizada do que vemos na Chevrolet Tracker. O para-choque também tem novo desenho para atualizar o visual antigo de 2012.

Continua após a publicidade

O capô é pequeno e garante melhor espaço interno. Sob ele, está o motor elétrico de 203 cv e 36,8 kgfm, que impulsiona as rodas dianteiras para mover o EV de 1.641 kg. O andar do Bolt é leve e suave, oferecendo boas retomadas igual a todo carro elétrico, somado a isso o conjunto de suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás acrescenta mais um pouco de conforto na rodagem.

Bolt EV (à esquerda) mudou mais que o Leaf na linha 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra vantagem que o Bolt traz por ser um elétrico é a função One Pedal, que permite acelerar e frear o carro usando apenas o pedal da direita. Para potencializar essa função, um botão ao lado do volante permite ativar a regeneração máxima, que aumenta a frenagem ao aliviar o pé do acelerador e garante que o carro chegue em sua autonomia máxima, que é de 459 km, segundo o ciclo WLTP.

Continua após a publicidade

A Chevrolet não divulga o tempo que leva para carregar a bateria. O que a gente sabe é que, em corrente contínua, a potência máxima de carregamento é de 55 kW. É bem menos do que outros elétricos mais novos carregam, mas de qualquer forma, é difícil encontrar um carregador mais rápido do que isso no Brasil.

Chevrolet Bolt EV lateral
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para quem adquiriu o modelo na pré-venda, receberá de brinde um wallbox, que traz mais conforto permitindo carregar o carro na tomada doméstica. Com esse carregador, dá pra encher a bateria de 65 kWh em 7h. Ou seja, independentemente de quanto você roda, dá pra acordar todo dia com quase 400 km de autonomia.

Bolt EV
Painel do Bolt foi totalmente redesenhado em forma e funções (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Bolt EV
Freio de estacionamento do GM é acionado por botão (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por dentro, o espaço interno é bom para um carro do tamanho do Bolt EV. Os bancos são de couro e perfurados, devido a função de aquecimento que também serve para o volante. Os ajustes são elétricos e alteram a altura, profundidade e o encosto da lombar.

Além do aquecimento, o volante tem novo design e tem regulagem de altura e profundidade. No painel, a tela da central multimídia tem 10,2’’ e está sob uma moldura em black piano, que ajuda a passar uma impressão de borda infinita. Sua posição é levemente inclinada, o que melhora a utilização e visualização do display.

Bolt EV
Bolt tem aproveitamento de espaço surpreendente e ganha muito com o piso plano (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Bolt EV
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

No console central, a alavanca de câmbio foi substituída por botões, que ficam ao lado do freio de mão elétrico. O quadro de instrumentos digital tem 8’’, mas não apresenta grandes inovações.

Bolt EV
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Após o lançamento do Bolt EV, que disputará clientes com Nissan Leaf e Fiat 500e, a Chevrolet quer apostar nos SUVs elétricos. A marca pretende trazer para o Brasil o Blazer EV, Equinox EV e o já mencionado, Bolt EUV.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica – Chevrolet Bolt EV

Motor: elétrico, diant., 150 kW (203 cv), 36,8 kgfm, baterias de íons de lítio, 65 kWh
Câmbio: transmissão direta, dianteira, marcha única
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 215/50 R17
Peso: 1.641 kg
Dimensões: comprimento, 414,5 cm; largura, 176,5 cm; altura, 161,1 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 380 l

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.