Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Venom F5 Revolution leva 1.842 cv para as pistas e custa R$ 14,2 milhões

Venom F5 Revolution traz o mesmo V8 de 1.842 cv dos 'irmãos', mas ganha preparações especiais para melhorar o desempenho em pistas

Por João Vitor Ferreira
10 jan 2023, 00h09

A família do Hennessey Venom F5 acaba de ficar maior. Depois das versões cupê e conversível, agora o hiperesportivo ganha uma variante modificada para as pistas, batizada de Revolution.

Assim como os outros membros, o Venom F5 Revolution está equipado com o mesmo motor V8 6.6 biturbo Fury , que entrega 1.842 cv, e está acoplado a uma transmissão automatizada e calibrada para competições, que envia toda a tração para as rodas traseiras. A diferença está na sua preparação.

Continua após a publicidade

O Revolution recebeu toda a atenção devida do engenheiro e piloto John ‘Heinrocket’ Heinricy, famoso por liderar projetos como do Chevrolet Corvette Z06 e Caddilac CTS-V, e que foi o responsável por trazer melhorias para alcançar melhor desempenho nas pistas.

Compartilhe essa matéria via:

 

Uma das modificações mais visíveis é a adição de uma grande asa traseira de fibra de carbono, sendo uma das responsáveis pelo aumento de downforce gerado pelo Venom Revolution. Sozinha, a peça oferece mais de 362 kg de força descendente a 300 km/h, aumentando o valor para 635 kg quando a hiperesportivo alcança os 400 km/h.

Hennessey Venom F5 Revolution
(Hennessey/Divulgação)

A aerodinâmica é complementada pelo novo divisor dianteiro e difusor traseiro. Ambos são responsáveis por evitar que o ar passe pela parte inferior do veículo, assim, favorecendo o aumento de downforce. Já os dive planes – que são como pequenas asas montadas próxima às rodas danteiras – ajudam a deslocar o equilíbrio aerodinâmico para frente, o que segundo a Hennessey, melhora o desempenho do F5 Revolution nas curvas.

Continua após a publicidade
Hennessey Venom F5 Revolution
(Hennessey/Divulgação)

Como um bom carro de pista, o Revolution precisava ser ainda mais leve. De acordo com a montadora, ele pesa cerca de 1.360 kg, aproximadamente 100 kg a mais que um Volkswagen T-Cross, fazendo dele o F5 Venom mais leve já feito.

A suspensão duplo A também recebeu atenção especial. Agora, os amortecedores podem ser configurados utilizando ferramentas simples, deixando mais fácil modificar as características do conjunto de acordo com cada circuito. 

Hennessey Venom F5 Revolution
(Hennessey/Divulgação)

O sistema de resfriamento do motor também foi aperfeiçoado com uma nova entrada de ar central, montada no teto, que manda o ar frio diretamente para o compartimento do motor. Na parte tecnológica, o Venom F5 Revolution ganhou um novo sistema de telemetria, em que o piloto pode monitorar em tempo real ou armazenar dados de tempos de volta, parciais, forças G nas curvas, entre outros.

Continua após a publicidade
Hennessey Venom F5 Revolution
(Hennessey/Divulgação)

Embora o Venom F5 tenha recebido todas essas melhorias pensando no desempenho, a Hennessey não divulgou seus números de aceleração ou velocidade máxima. O que podemos esperar dele é a “agilidade de um caça a jato, mas com um motor como um foguete Saturno V!”, como descreveu o CEO e fundador da empresa, John Hennessey.

Hennessey Venom F5 Revolution
(Hennessey/Divulgação)

Apenas 24 unidades do Venom F5 Revolution serão construídas, das quais um punhado não especificado pela Hennessey já está vendida pelo preço de U$ 2,7 milhões, cerca de R$ 14,2 milhões de reais. A apresentação oficial acontecerá no próximo dia 15, no Miami Motorcar Cavalcade Concours d’Elegance, nos Estados Unidos.

Hennessey Venom F5 Revolution
(Hennessey/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.