Abril fechou com queda nos emplacamentos em relação à março, principalmente, por conta dos cinco dias úteis perdidos com feriados. Mas, embora isso seja normal, Andreta Jr., presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) afirma que o cenário atual é preocupante, mesmo que os resultados revelem um crescimento em relação ao mesmo período de 2022.
“Apesar do aumento percentual de emplacamentos no 1º quadrimestre de 2023 sobre igual período de 2022, isso não representa motivos de comemoração, no caso de automóveis, pois ainda estamos mais de 32% abaixo de 2019, período que antecedeu a crise provocada pela pandemia”, esclarece Andreta Jr.
Com cinco dias úteis a menos, abril apresentou retração de 18,7% em relação a março. Se comparado com o mesmo mês de 2022, houve um aumento de 9,7%. No acumulado do primeiro quadrimestre, os emplacamentos subiram 18% se comparado com 2022, totalizando 463.968 unidades. No mesmo período de 2019, antes da pandemia, como analisou o presidente da Fenabrave, esse número foi de 685.820 carros.
Entre os carros e comerciais leves, a Fiat Strada ainda é a soberana. Em abril, a picape compacta fechou o mês com 8.051 unidades emplacadas. O top-3 é o mesmo de março, mas com uma troca de posições entre o Chevrolet Onix, que dessa vez foi o segundo, com 7.376 emplacamentos, e o Hyundai HB20, terceiro colocado com 7.143.
Na quarta colocação, mais uma vez repetindo o mês de março, veio o Volkswagen Polo com 6.063 emplacamentos. Logo atrás, a surpresa do mês: o Fiat Argo foi o quinto veículo mais vendido de abril, com 5.475 emplacamentos, fechando assim um top-5 dominado por hatches.
Quem abriu passagem para o hatch da Fiat foi o Chevrolet Onix Plus (5.295). A sétima posição ficou com o Jeep Compass (4.898), que pelo segundo mês consecutivo é o SUV mais vendido do mercado.
O Hyundai Creta caiu um pouco mais de rendimento e fechou o mês na décima posição com 4.660 emplacamentos. Quem aparece na cola do Compass dessa vez, na oitava colocação, é o Honda HR-V com 4.688 emplacamentos. O SUV japonês, que ficou em 19º em março, foi a surpresa do mês superando rivais consolidados como VW T-Cross e o já citado Creta. O Renault Kwid aparece em nono para completar o top 10 de abril.
Entre as picapes, Fiat Toro (3.812) e Toyota Hilux (3.199) aparecem logo atrás da Strada. A Volkswagen Saveiro (3.152), aparece como quarta colocada, deixando para trás as Chevrolet Montana (3.087) e S10 (2.752).
Veja os 30 carros mais vendidos em abril de 2023:
1 | Fiat Strada | 8.051 |
2 | Chevrolet Onix | 7.376 |
3 | Hyundai HB20 | 7.143 |
4 | Volkswagen Polo | 6.063 |
5 | Fiat Argo | 5.475 |
6 | Chevrolet Onix Plus | 5.295 |
7 | Jeep Compass | 4.898 |
8 | Honda HR-V | 4.688 |
9 | Fiat Mobi | 4.686 |
10 | Hyundai Creta | 4.660 |
11 | Volkswagen T-Cross | 4.592 |
12 | Renault Kwid | 4.152 |
13 | Chevrolet Tracker | 4.078 |
14 | Toyota Corolla Cross | 3.946 |
15 | Fiat Toro | 3.812 |
16 | Volkswagen Nivus | 3.702 |
17 | Fiat Cronos | 3.701 |
18 | Fiat Pulse | 3.504 |
19 | Toyota Corolla | 3.261 |
20 | Jeep Renegade | 3.219 |
21 | Toyota Hilux | 3.199 |
22 | Volkswagen Saveiro | 3.152 |
23 | Chevrolet Montana | 3.087 |
24 | Nissan Kicks | 3.055 |
25 | Chevrolet S10 | 2.752 |
26 | Fiat Fastback | 2.466 |
27 | Volkswagen Virtus | 2.091 |
28 | Citroën C3 | 1.965 |
29 | Hyundai HB20S | 1.916 |
30 | Peugeot 208 | 1.901 |