Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Utilitário de baixo custo é criado para atuar em missões humanitárias

Feito para auxiliar a mobilidade em áreas carentes e difícil acesso, o OX tem como foco as missões de paz. É um off-road legítimo, com custo baixo de aquisição e operação

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h37 - Publicado em 6 set 2016, 19h52
OX
Despojado, o OX tem como missão a mobilidade em locais carentes, como a África ()

Inspirado no projeto Africar, de 1980, o empresário e filantropo Torquil Norman apresentou ao mundo o OX. É um utilitário criado para oferecer mobilidade em países em desenvolvimento, com locais de difícil acesso para veículos comuns. Mais do que isso, o OX promete enfrentar todas as situações por um baixo custo. Os preços, porém, ainda não foram revelados.

Além das claras limitações de orçamento, o visual despojado do caminhão projetado pelo engenheiro Gordon Murray (ele mesmo, o ex-projetista da Fórmula 1 e criador do McLaren F1) tem como objetivo o melhor aproveitamento de recursos e espaço possível. A grande altura em relação ao solo e os generosos ângulos de ataque e saída, aliados à tração nas quatro rodas, dão as devidas credenciais off-road do OX. O diâmetro de giro das rodas favorece a manobra em locais de difícil acesso.

Continua após a publicidade
OX
Entre suas capacidades, o utilitário pode levar até 13 pessoas e 1.900 kg ()

O OX leva três pessoas na cabine, deixando o motorista em posição central – o que, quase como ironia, lembra o McLaren F1. Na parte de trás, a capacidade de carga inclui 1.900 kg, 7 m³, 13 pessoas ou 44 galões de 3,8 litros. Para empurrar o modelo de 422,9 cm de comprimento e 1.600 kg (quando vazio), o motor 2.2 diesel de origem Ford entrega apenas 100 cv, porém bons 31,6 mkgf de torque. A transmissão é manual de cinco velocidades.

OX
Cabine leva até três pessoas; motorista fica em posição central ()

Para o idealizador do projeto, Torquil Norman, a grande inspiração está nas missões humanitárias realizadas na África. “Nossa prioridade agora é aumentar o financiamento para completar os testes e elevar o nível do projeto. Acreditamos que o OX tem um enorme potencial para instituições de caridade, organizações de ajuda e programas de desenvolvimento. Meu sonho é ver, um dia, um OX em cada aldeia em África”, apontou Norman.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.