A Audi acaba de anunciar o lançamento do Audi RS6 Avant Performance no Brasil para o início de 2024. Esta é a mais nova e última versão da perua alemã antes de encarar o processo de eletrificação mais robusto – e até já foi testada por nós. Mas estacionar uma dessas na garagem terá um custo alto: R$ 1.193.990, na modalidade de venda direta.
Esta versão mantém o motor V8 4.0 TFSI biturbo, mas com uma série de mudanças em busca do seu máximo desempenho. Engenheiros da Audi adicionaram turbocompressores maiores, fazendo com que a pressão do carro seja de 2,6 bar nesta versão (0,2 bar maior que o antecessor). Além de um ajuste fino software do motor e transmissão.
Acoplado ao poderoso V8 está a tecnologia de assistência elétrica MHEV, composta por uma bateria LFP e um alternador de correia (BAS), proporcionando ao carro um sistema híbrido leve. Por meio dele, o carro pode se mover entre 55 e 160 km/h com o motor desligado, economizando e reduzindo o nível de poluentes da perua.
Nesta configuração, a potência do RS6 subiu de 600 para 630 cavalos e o torque de 81,5 para 86,6 kgfm. O câmbio é automático tiptronic de oito velocidades com tração integral.
Esse conjunto proporciona desempenho ainda melhor: pode ir do 0 a 100 km/h em apenas 3,4 s (0,2 s mais rápido que o anterior). Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 s e sua velocidade máxima é de 280 km/h.
O visual icônico segue o mesmo do conhecido aqui no Brasil e alterações são, na verdade, opcionais. É o caso do pacote que troca por cinza fosco o acabamento de retrovisores, molduras de janela, entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais. Também há opções de rodas, com acabamento preto brilhante, cinza fosco ou preto fosco.
Por dentro, mantém a central com 10,1” e sistema MMI da Audi, que suporta Apple CarPlay e Android Auto. A tela inferior mede 8,6” e mostra aos viajantes os controles de climatização, conforto e entradas de texto. O quadro de instrumentos também está em uma tela digital. que exibe dados como temperatura e pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo do motor e até mesmo tempos de voltas, medições de aceleração e força “G”.