Foi revelada esta semana a versão esportiva do Toyota Yaris europeu.
O hatch japonês preparado pela Gazoo Racing, divisão de performance da Toyota, recebeu traços mais agressivos, com novo para-choque dianteiro, apenas duas portas, rodas de 18 polegadas, teto com caimento mais acupezado, entre outros itens esportivos.
Entretanto, a grande novidade está alocada sob o capô. O GR Yaris, nome oficial do novo modelo, recebeu o motor três-cilindros mais potente do mundo já utilizado em um carro homologado para trafegar nas ruas.
O propulsor é um 1.6 litro, turbo, capaz de gerar 260 cv de potência no modelo europeu, e torque de 36,7 kgfm. A versão japonesa será ainda mais apimentada: por lá o motor conseguirá gerar 271 cv.
Segundo dados informados pela própria Toyota, o GR Yaris atinge os 100 km/h em pouco menos de 5,5 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h.
O ótimo desempenho se deve, em grande parte, ao pouco peso do carro, apenas 1.280 kg.
Completam o trem de força o câmbio manual de seis marchas e o sistema de tração integral AWD, com dois diferenciais de tração do tipo Torsen.
A suspensão também conta com uma configuração inédita. Na dianteira, sistema McPherson; na traseira, braços duplos triangulares. A disposição combina as plataformas GA-B e GA-C da Toyota.
O motorista poderá escolher entre três modos de condução: Normal, Sport e Track.
Na opção Normal, o torque é distribuído na proporção 60/40 para os eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. O modo Sport divide o torque em 30/70. Já o Track repassa igualmente o torque para os dois eixos.
A produção do modelo será concentrada na fábrica de Motomachi, no Japão, que dispõe de uma linha de montagem exclusiva para os carros da Gazoo Racing.