Toyota retoma produção no Brasil após fábrica destruída por tempestade
Fábricas vão operar em dois turnos usando motores importados e tentarão salvar liderança inédita do Corolla Cross
Apenas 42 dias após o vendaval que destruiu a fábrica de motores em Porto Feliz, a Toyota anunciou na última segunda-feira, 3, que retomou a produção nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo.
A fábrica danificada, responsável pela produção de motores, segue fechada e sem prazo determinado para a retomada. A Toyota ainda informou que as duas unidades voltam ao trabalho em dois turnos.
A retomada foi possível graças a uma logística criada depois do incidente envolvendo a fábrica de Porto Feliz. As duas linhas de montagem no interior de São Paulo agora são abastecidas com peças importadas do Japão.
A retomada da produção ocorrerá de forma gradual e, neste primeiro momento, envolverá apenas as configurações híbridas. O Toyota Corolla sedã é feito em Indaiatuba, enquanto o Corolla Cross é fabricado em Sorocaba.
Os motores 2.0 passarão pelo processo de importação, mas só chegarão às fábricas em janeiro, quando a Toyota espera retomar a produção das demais configurações dos modelos.
O grupo japonês aproveitou para reafirmar a presença no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece durante o mês de novembro. A fabricante terá dois estandes no evento, um para a Toyota, onde possivelmente veremos o Yaris Cross nacional, outro para a Lexus, marca premium do grupo.
Corolla Cross sente impacto nas vendas
O Toyota Corolla Cross é possivelmente o modelo mais prejudicado com os problemas na fábrica de Porto Feliz. O SUV médio havia conquistado a liderança de seu segmento e parecia questão de tempo para terminar o ano neste posto.
No entanto, com a redução de oferta com apenas os modelos em estoque, o Corolla Cross vendeu apenas 3.609 carros em outubro, enquanto o rival Jeep Compass foi emplacado em 6.257 oportunidades.
Anteriormente ao incidente, o Corolla Cross vendeu mais de 7.000 unidades em setembro e tinha quase 9.000 carros de vantagem para o rival no acumulado do ano. A distância atual é de 6.800 carros com vantagem para a Toyota.
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