Super Promoção: 3 meses por 1,99/mês

Toyota poderá ter divisão esportiva para carros de rua

Responsável pelos carros de corrida da marca, Gazoo Racing assumiria a responsabilidade de ser uma divisão Motorsport japonesa

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 nov 2016, 17h07

 

Toyota GT86 GRMN tem 220 cv e peso aliviado em 45 kg
Toyota GT86 GRMN tem 220 cv e peso aliviado em 45 kg (Divulgação/Toyota)

A Toyota poderá ter sua divisão esportiva destinada para carros de rua em breve, a exemplo dos Mercedes-AMG e BMW M. Isso pode acontecer no curto prazo, a partir do trabalho desenvolvido pela Gazoo Racing — parceira responsável pelos carros da marca que competem no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e Campeonato Mundial de Rali (WRC).

Segundo o site inglês Autocar, o objetivo da Toyota é transformar essa divisão de automobilismo em uma divisão de carros de rua preparados, tanto no motor quanto no visual. A Toyota já tem a TRD (Toyota Racing Development), mas a nova divisão Gazoo Racing faria um trabalho mais abrangente. Vale ressaltar que alguns modelos de rua já foram feitos pela Gazoo, mas restritos para o mercado japonês e comercializados apenas em versões limitadas, a exemplo do mais recente, o Toyota GT86 GRMN.

Modelo tem bancos concha da Recaro
Modelo tem bancos concha da Recaro (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

O chefe da Gazoo Racing e divisão de motores da Toyota, Koei Saga, afirma que há a intenção de aumentar a presença da Gazoo Racing em outros mercados além do Japão. Saga ainda diz: “na Europa, o desafio é maior porque temos mais concorrentes, fora que também há uma questão de custos. No entanto, estou trabalhando muito para que possamos ter uma divisão como a marca M.”.

Para-choque traseira e aerofólio compõem o visual
Para-choque traseiro com escapamento central e aerofólio compõem o visual (Divulgação/Toyota)

Com apenas 100 unidades produzidas e vendidas apenas no Japão, o Toyota GT86 GRMN foi o último carro preparado pela Gazoo Racing. Ele tem o mesmo motor boxer de 4 cilindros e 2,0 litros, mas com 220 cv e 22,1 mkgf de torque ante os 200 cv e 20,9 mkgf originais. O esportivo também ganhou novos para-choques, um imenso aerofólio traseiro, bancos concha da Recaro, bem como novos ajustes de suspensão e redução em 45 kg no seu peso final por conta dos componentes de fibra de carbono e janelas de acrílico.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
Apenas 9,90/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.