Clique e assine por apenas 8,90/mês

Toyota libera 24 mil patentes de graça para carros elétricos e híbridos

Além disso, fabricante oferecerá apoio técnico gratuito às empresas que produzam veículos eletrificados utilizando a tecnologia da Toyota

Por Ana Paula Cerveira - Atualizado em 8 abr 2019, 14h54 - Publicado em 8 abr 2019, 14h25
Design controverso é a marca da quarta geração do Prius
Design controverso é a marca da quarta geração do Prius Toyota/Divulgação

Conhecida pelo pioneirismo da tecnologia híbrida nos motores de seus carros — afinal, o Toyota Prius leva o título do primeiro carro híbrido produzido em série  —, a Toyota disponibilizará 24 mil patentes livres de direitos para ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos veículos elétricos.

A marca já oferece 5.680 patentes relacionadas aos sistemas de pilha de combustível de hidrogênio, desde janeiro de 2015.

Agora, com a liberação de mais 23.740 patentes, a Toyota focará no desenvolvimento de veículos eletrificados (elétricos e híbridos). O período de concessão já começou e durará até o final de 2030. 

Além disso, a fabricante anunciou também que oferecerá apoio técnico gratuito às empresas que produzem veículos eletrificados utilizando a tecnologia da Toyota, sejam motores, baterias, ou sistemas de controlo.

Continua após a publicidade

Este suporte, segundo marca, dará às outras montadoras um nível elevado de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível e produção, adequados aos veículos que estão desenvolvendo.

Com base no grande volume de consultas que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos, acreditamos que chegou a hora de cooperação”, disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo global da Toyota.

Os serviços serão baseados em contrato e os demais detalhes serão fornecidos diretamente às partes interessadas. Já disponível, o contato com a Toyota para obtenção de patentes deve ser feito por meio do site oficial do projeto.

Publicidade