O Toyota GR Corolla ainda nem chegou ao Brasil e já está ganhando versões especiais. Tudo bem que trata-se de um conceito, mas a Rally Concept conseguiu deixar o hot hatch ainda mais impressionante.
Todo seu visual foi baseado no atual representante da Toyota nos ralis, o GR Yaris, e traz um kit de carroceria bem largo e esportivo, junto das cores vermelho, preto e branco, que representam a Gazoo Racing.
Ao todo, o GR Corolla de rali está 22,35 cm mais largo que o modelo padrão. Isso, graças ao novo para-lamas, bem maior e com aberturas usadas para gerar mais downforce quando o carro atinge velocidade máxima. O conceito também traz novas saias laterais de carbono e molduras da caixa de roda de aço para dar mais esportividade.
Outro destaque é a grande asa traseira em fibra de carbono, também responsável por melhorar a aerodinâmica do hatch, assim como o divisor dianteiro. As janelas traseiras receberam novas aberturas, que canalizam ar frio aos ao sistema de arrefecimento de óleo e transmissão.
Sob capô quase não houveram mudanças. Assim, o GR Corolla Rally Concept mantém o motor 1.6 turbo de três cilindros, que gera 304 cv e 37,7 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades. Porém, o compacto recebeu novo sistema de escape MagnaFlow e um filtro de ar de alto fluxo da Gazoo Racing.
Para se adequar aos ralis, a divisão de desempenho também melhorou o sistema de freios, adicionando um conjunto de pinças nas rodas traseiras e freios Wilwood de controle individual, para melhorar o drift em terrenos como o cascalho.
A suspensão também recebeu melhorias, ganhando amortecedores coil-over TEIN Gravel Rally totalmente ajustáveis. O escapamento tem novo estilo e ao invés de três saídas — duas redondas nas extremidades e uma mais retangular no meio — agora tem quatro, sendo duas centralizadas e duas nas pontas.
Por dentro o carro também se adequou para uma disputa de rali, mesmo mantendo o banco traseiro. Os assentos da frente são de corrida OMP Racing e toda a cabine está protegida por uma gaiola e sistema de extintores de incêndio. Atrás há um estepe e um macaco estrategicamente posicionados para caso algum incidente aconteça durante a prova.
O GR Corolla Rally Concept foi construído especialmente para a SEMA, o salão de carros tunados que ocorre até o dia 10 de novembro, em Las Vegas, nos EUA. Não é certo se o modelo irá participar de algum campeonato oficial pela equipe Gazoo Racing, como fez o seu ‘pai’ Corolla WRC na década de 1990.