Toyota Etios tem produção extinta no Brasil para dar lugar ao Yaris Cross
Fora de linha desde 2021 no mercado brasileiro, hatch era produzido com destino à países vizinhos. Agora, deve dar espaço para novo SUV híbrido Yaris Cross
O Toyota Etios finalmente está se despedindo de vez do Brasil. O carro, que havia saído de linha em 2021 do mercado brasileiro, ainda era produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) com destino à países vizinhos.
O compacto foi lançado em 2012 e se manteve por quase 11 anos sem quase nenhuma mudança ou nova geração. Em todo esse tempo de produção, cerca de mais de 680.000 unidades do carro foram feitas. Sendo mais de 240.000 exportadas para países da América Latina.
O Etios era oferecido em versões hatch e sedã com motor 1.5 de 107 cv e câmbio manual ou automático. Ainda existia mais uma versão, um modelo furgão chamado Aibo, que foi produzido apenas para exportação, nunca deu as caras pelo Brasil.
Ao longo dos últimos anos, pode-se perceber a morte aos poucos do compacto, pois já havia parado de ser produzido em outros mercados, como na Índia (país de origem do Etios), Colômbia e Uruguai, onde ambos fabricavam uma versão nacional do veículo.
O fim da produção do carro no Brasil já era esperado, tanto pelo fim da fabricação em outros países, quanto pelo desejo da Toyota em ter mais espaço em sua fábrica para a produção de uma linha de carros mais novos. Possivelmente, o Toyota Etios abrirá espaço para a fabricação do futuro SUV híbrido flex Yaris Cross, que já foi flagrado pelo Brasil. A marca deve investir quase R$ 2 bilhões para a produção do carro no interior de São Paulo.
O SUV, que já tem data de estreia no mercado brasileiro marcada para o ano que vem, será oferecido em mercados internacionais em duas versões de motorização: uma com motor 1.5 de quatro cilindors a gasolina e outra, mais cara, com conjunto híbrido formado por um motor 1.5 e outro elétrico. Ambos possuem transmissão CVT. No Brasil, os modelos híbridos devem ter outra configuração.
A produção do compacto seguirá em normalidade até o final deste mês e as últimas unidades devem ser exportadas para venda para Argentina e Peru, que são os únicos países que ainda possuem o carro disponível.
O início da produção do SUV híbrido na fábrica de Sorocaba (SP) ainda não foi confirmado pela marca.