Toyota Yaris, o novo compacto japonês, começa a ser vendido este mês

Posicionado entre Etios e Corolla, modelo terá versões hatch e sedã, com motores 1.3 e 1.5 e duas opções de câmbio (manual e automático)

Novo Toyota Yaris 2019 Yaris terá versões sedã e hatch

Yaris terá versões sedã e hatch (Divulgação/Toyota)

A Toyota apresenta hoje o Yaris, seu novo carro compacto. O modelo chega nas versões hatch e sedã, com duas opções de motor (1.3 e 1.5) e dois tipos de transmissão (manual e automática).

Ele vai se posicionar em uma faixa de preços entre Etios e Corolla.

Combinando carroceria, motor, câmbio e pacotes de acabamento e  equipamentos, o Yaris será ofertado em dez configurações possíveis.

A mais barata é a hatch XL 1.3 manual, ao preço de RS 59.590. E a mais cara é a sedã XLS 1.5 automática, por R$ 79.990.

Lanternas traseiras têm leds na versão XLS

Lanternas traseiras têm leds na versão XLS (Divulgação/Toyota)

Segundo a Toyota, desde a versão de entrada todos os Yaris saem de fábrica com ar-condicionado, sistema de som, vidros elétricos, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade, auxiliar de partida em rampas, cintos de três pontos em todas as posições, faróis de neblina e alarme.

Yaris traz rodas de 15 polegadas

Yaris traz rodas de 15 polegadas (divulgação/Toyota)

Na mais completa, a relação de itens de série inclui central multimídia, bancos de couro, comandos para trocas de marchas no modo manual no volante, luzes de posição led, sete airbags e teto solar.

Todas versões automáticas têm piloto automático de série

Todas versões automáticas têm piloto automático de série (divulgação/Toyota)

Ao contrário do que se imaginava o Yaris não compartilha a nova plataforma modular TNGA da Toyota, que serve de base para o Prius atual e estará na próxima geração do Corolla.

Mas o Yaris usa a plataforma B, que segundo a fábrica é mais avançada da marca para modelos compactos.

O Yaris tem o mesmo porte do Etios. O espaço na cabine é praticamente igual. Mas no caso do porta-malas há diferentes resultados quando se compara a capacidade das versões hatch e sedã entre os modelos.

No caso do hatch há um ganho. O Etios leva 270 litros, enquanto o Yaris acomoda 310 litros. E no sedã há perda de espaço.

O Etios comporta 562 litros e o Yaris, 473 litros.

Porta-malas do Yaris hatch leva 310 litros

Porta-malas do Yaris hatch leva 310 litros (divulgação/Toyota)

O que o diferencia do irmão mais barato é principalmente a qualidade construtiva, começando pela rigidez torcional da carroceria (o que lhe garante um comportamento dinâmico mais equilibrado) e terminando no acabamento interno (com o uso de materiais de melhor qualidade).

Nesse aspecto, o Yaris está segue o mesmo padrão do Corolla.

No que diz respeito à parte mecânica. Os motores flex são os mesmos do Etios, com mudanças (no sistema de exaustão e na calibragem eletrônica) o que gerou três cavalos a mais.

A potência subiu de 98 para 101 cv, no 1.3, e de 107 para 110 cv, no 1.5 (sempre com etanol).

Motor 1.5 conta com comando de válvulas variável

Motor 1.5 conta com comando de válvulas variável (divulgação/Toyota)

O câmbio manual de seis marchas também veio do Etios. Mas o CVT foi herdado do Corolla e tem sete marchas virtuais, enquanto o automático do  Etios tem quatro marchas.

As vendas do Yaris começam no próximo dia 21. A Toyota estima vender cerca de 6.000 unidades do modelo por mês, sendo 55%, na versão hatch, e 45% na versão sedã. E 95% delas equipadas com câmbio automático.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Muito bonito , moderno, seguro e econômico.
    Vai acabar com os horrorosos Arco e Cronos.

  2. Sergio Augusto

    O VW Virtus e o melhor carro da categoria !!! melhor carro da atualidade.

  3. eu gostei

  4. abilio cabral

    eu gostei

  5. Leuter Hermida da Silva

    Essa categoria, entre os 60 e 80 mil, está se tornando mais interessante a cada dia. Juntos, Virtus, Cronos, City, Versa e Fiesta, ainda não vendem, juntos, 10.000 unidades.mes. Faltava mais qualidade e apelo emocional para convencer o público – poder aquisitivo e demanda de mercado tem.