Se não bastasse a superioridade mecânica e de equipamentos, o Toyota Corolla Cross Hybrid americano tem mais um motivo para se gabar para o nacional. Isso porque ele acaba de ganhar uma nova versão, a Night Shade Edition, que deixa o SUV mais estiloso.
As mudanças começam pelas rodas de 18’’ pintadas em preto brilhante e com desenho mais esportivo, que substituem as de 17’’ da versão SE, na qual o Night Shade Edition é baseado. Os retrovisores e maçanetas também ganham pintura preta e os emblemas e os logos são escurecidos. Para fechar, a versão traz as cores vermelho Barcelona e cinza Celestite, ambas com teto em Jet Black. Já para aqueles que querem entrar de cabeça na temática noturna, há a opção da carroceria inteira em preta e, por dentro, os bancos tradicionais de tecido preto com detalhes em azul ou cinza dão lugar a uma exclusiva combinação de preto com costuras vermelhas.
Na parte mecânica, tudo segue do mesmo jeito. O Corolla Cross americano é equipado com o sistema híbrido de quinta geração, mais avançado do que o nacional. Além disso, usando um motor 2.0, a versão norte-americana consegue entregar até 198 cv, bem melhor do que os 122 cv do 1.8 brasileiro.
Graças ao motor elétrico instalado no eixo traseiro, o Corolla Cross americano tem tração integral sob demanda — chamada de e-AWD pela Toyota — que é acionada quando o carro necessita de mais força ou quando as rodas dianteiras destracionam. Já o nacional, tem apenas sistema de tração dianteira. Porém, nos dois casos, o câmbio é do tipo CVT.
Com esse conjunto, o Corolla Crosso do Tio Sam vai de 0 a 96 km/h (60 mph) em 8 segundos, bem mais rápido que os longos 13,4 s que o nacional leva para ir de 0 a 100 km/h. Já no consumo, a Toyota declara que o seu SUV híbrido faz 17,8 km/l, um consumo bem semelhante ao modelo que temos aqui. Em nossos testes, o Corolla Cross com motor 1.8 teve médias de 18,3 km/l na estrada e de 16,9 km/l na cidade.
A versão ainda traz um bom pacote de itens, que são aproveitados no Night Shade. Ele vem com suspensão com ajuste esportivo — lembrando que nos EUA a suspensão traseira é do tipo multilink e aqui é eixo de torção — volantes com borboletas para trocas de marchas e monitores de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro.
Há também central multimídia de 8’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e pareamento para até dois dispositivos via Bluetooth. O sistema da Toyota é capaz de receber atualizações OTA (over the air) e pode controlar funções do carro, entre outras comodidades através do assistente por voz ativado pelo comando “Hey Toyota”.