Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Toyota transforma Century em marca de luxo para brigar com Rolls-Royce e Bentley

Criado para o imperador, o Century agora se torna o ápice do luxo dentro da Toyota, enquanto a Lexus busca um futuro mais experimental

Por Cristiane Barreto
30 out 2025, 10h25
Modelo Conceito Century
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Depois de mais de três décadas com a Lexus como seu segmento de luxo, a Toyota escolheu transformar o Century em uma marca independente, com status superior à própria divisão já existente. A mudança foi confirmada oficialmente e marca o início de uma nova fase para a fabricante japonesa, que promete uma abordagem inédita para a divisão de alto padrão.

O movimento é resultado direto da visão de Akio Toyoda, presidente da Toyota, que enxergou no Century um símbolo nacional digno de ocupar uma “classe própria”. O executivo afirmou que sempre o incomodou ver o sedã e o SUV Century expostos no mesmo estande da Toyota durante o Japan Mobility Show, já que o modelo sempre representou algo mais exclusivo.

Modelo Conceito Century
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O modelo nasceu em 1967, como um presente da Toyota para o imperador japonês e outras figuras influentes do país. O sedã surgiu em um país ainda em reconstrução, quando a Toyota completava 30 anos de fundação. Seu desenvolvimento foi liderado por Kenya Nakamura, o primeiro engenheiro-chefe da empresa, que adotou um lema simples e audacioso: “Para ser diferente de todos os outros.”

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Nakamura incorporou técnicas tradicionais japonesas como a gravura em metal inspirada no período Edo no emblema da fênix e o tecido Nishijin-ori nos bancos, para expressar o conceito de luxo através da cultura e da habilidade artesanal do país. Desde então, passou por apenas três gerações, sendo a segunda marcada por um feito, foi o único carro da Toyota a receber um motor V12. 

lexus-ls-concept
Lexus LS Concept (Divulgação/Lexus)

Durante muito tempo, ficou restrito ao mercado japonês, isso começou a mudar em 2023, quando o SUV Century foi lançado e abriu caminho para a expansão global. Agora, com a separação oficial, a Century se consolida como a marca de ultraluxo do grupo, destinada a disputar o mesmo terreno que a Rolls-Royce ocupa para a BMW e a Bentley representa dentro do grupo Volkswagen.

Continua após a publicidade

O primeiro passo dessa nova fase será a estreia de um cupê imponente, que foi lançado durante Japan Mobility Show de 2025. Com isso, a Lexus irá para um caminho paralelo mais experimental e tecnológico, a divisão de luxo tradicional da Toyota vai passar por uma reformulação profunda, com foco em novas experiências de mobilidade. O conceito apresentado recentemente, uma minivan elétrica de seis rodas e três fileiras, é o primeiro indício dessa mudança.

lexus-ls-concept
Lexus LS Concept (Divulgação/Lexus)

A própria sigla LS, antes associada ao “Luxury Sedan” que lançou a marca no fim dos anos 1980, passa a significar “Luxury Space”. A ideia, segundo Toyoda, é redefinir o que significa luxo na era da eletrificação e da mobilidade inteligente. A nova minivan busca oferecer conforto e design, com a promessa de manter o mesmo padrão de silêncio e dirigibilidade que sempre caracterizaram os sedãs da marca.

O sedã LS tradicional, que simbolizou a chegada da Lexus ao mercado premium global, está com os dias contados. Ele se despedirá com uma edição especial, a Heritage Edition 2026, encerrando um ciclo que começou há quase 40 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.