Toyota Camry volta somente híbrido, ‘perde’ 99 cv e sai por R$ 331.790
Sedã vendido apenas na versão XLE abandona opção V6 de 310 cv e passa a oferecer conjunto híbrido de 211 cv
O Toyota Camry voltou a ser vendido no Brasil, após ser descontinuado em agosto de 2021. Agora, na linha 2023, o modelo é equipado somente com motorização híbrida e em versão única, XLE, tabelada a R$ 331.790.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Seu conjunto híbrido combina três motores elétricos, que desenvolvem 120 cv e 20,6 kgfm de torque. É o mesmo trio presente no Toyota RAV4. Ele está alinhado ao motor quatro cilindros 2.5 16V, que tem rendimento de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm.
A potência combinada é de 211 cv, o que significa um decréscimo de 99 cv na comparação com o motor V6 de 310 cv que equipava o sedã na linha anterior.
O Toyota Camry 2023 utiliza transmissão automática CVT, tração dianteira e tem quatro modos de condução: Normal, Eco, Sport e EV. O último permite rodar com o carro utilizando apenas a força do conjunto elétrico. A Toyota não informou qual é a autonomia da bateria nesta condição.
Além de alterações no trem-de-força, a nova linha do sedã importado dos Estados Unidos traz otimizações nos sistemas dinâmicos de segurança. Há oferta de assistente de manutenção em faixa e sistema de pré-colisão frontal, que detecta a aproximação de pedestres e ciclistas. Outra novidade é a assistência de direção de emergência, que auxilia o condutor em manobras rápidas e no desvio de obstáculos.
Tais itens somam-se a equipamentos que já estavam presentes no Camry, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem de emergência, farol alto automático, nove airbags, assistente de partida em rampa e alerta de ponto cego.
O sedã passou ainda por pequenos retoques visuais na parte frontal. O elemento mais chamativo é um contorno cromado para a grade inferior, que também teve base estendida até a ponta central do para-choque.
A Toyota implementou ainda detalhes em azul no logo, o que faz parte da identidade visual de modelos equipados com motorização híbrida. No Brasil, esse tipo de configuração é oferecido também no Corolla, Corolla Cross e RAV4.
Por dentro, as únicas novidades ficam por conta de apliques em prata no volante multifuncional e na manopla do câmbio. O sedã mantém o layout do painel com apliques em couro, plástico emborrachado, além de áreas em madeira escurecida.
A lista de itens de série do Camry XLE inclui, além dos equipamentos já citados, central multimídia, cluster digital, ar-condicionado de três zonas, assento traseiro com regulagem de inclinação, rodas de 18 polegadas com novo desenho, teto solar panorâmico e iluminação interna.