Depois da Lexus LM, foi a vez da Toyota atualizar o que tem de melhor em termos de minivans, mas em dose dupla: a Alphard é o modelo mais luxuoso desse segmento na marca japonesa, e chegou acompanhada da Vellfire, praticamente igual por fora mas mais simples por dentro. Além de bastante tecnologia para os ocupantes, se destaca a oferta de mecânica híbrida.
A quarta geração das minivans da Toyota vem montadas na estrutura TNGA-K, que é utilizada em uma gama de veículos da marca, como o Toyota Camry, Highlander e RAV4, além de veículos da Lexus, como o ES , NX e RX. Entre as novidades estruturais, há aumento da rigidez torcional da carroceria monobloco, novos amortecedores, maior isolamento acústico (incluindo pneus otimizados para tal).
A preocupação com barulho é tanta que houve modificações no ângulo do para-brisa, superfície de capô e formato dos retrovisores. Não à toa, desde 2002 a Alphard é posicionada como a melhor minivan da marca japonesa.
“Suprimindo a quantidade de ruído gerado e estabelecendo uma frequência de ondas sonoras equilibrada, o interior promete um silêncio agradável, semelhante a estar no meio de uma floresta”, diz a Toyota em seu comunicado à imprensa.
Na parte do design, os veículos seguem o padrão de minivans que conhecemos de longa data: frente com uma larga grade e um aspecto mais quadrado compondo com a traseira. Ainda há grandes portas corrediças dos dois lado e amplo espaço interno.
Serão disponibilizadas versões tanto com tração dianteira quanto com tração integral e equipadas com três tipos mecânicos: um 2.5 aspirado, outro 2.5, mas turbo, e um terceiro 2.4 turbo com mecânica híbrida.
Não há números exatos de potência e torque mas, com base em outros modelos, é possível estimar que as versões HEV chegue com algo em torno de 367 cv e 55,3 kgfm. A Toyota já anunciou que tem planos futuros para variantes híbridas plug-in, mas sem maiores detalhes.
Na cabine, a Toyota planejou mais espaço e conforto para os ocupantes. O espaço entre todos os bancos aumentou entre 5 e 10 mm, fora novos recursos disponíveis no teto, com iluminação e saídas de ar-condicionado modificadas.
A marca japonesa também se concentrou em aumentar a acessibilidade para o carro, colocando degraus nas duas laterais para facilitar a entrada para qualquer pessoa.
Além de todos esses equipamentos, o carro vem equipado de série com central multimídia, volante multifuncional e o Toyota Safety Sense, com diversos sistemas de automação veicular e prevenção de acidentes.
A Alphard e a Vellfire continuarão sendo produzidas na fábrica da Toyota em Inabe, no Japão, e volume de vendas básico para mercado doméstico é projetado em cerca de 8.500 unidades por mês. Dessas 8.500 unidades mensais, 70% são da Alphard e 30% da Vellfire.
Embora o projeto da Toyota seja vender as minivans em seu mercado doméstico, elas já foram oferecidas em alguns outros mercados como China, Rússia e Oriente Médio. Obviamente ela não virá ao Brasil.