1. Benz 1886
Com ele começou a história do automóvel, em 1886. É verdade que a invenção de Karl Benz tinha suas estranhezas, como as três rodas e a falta do volante – no lugar havia uma alavanca. Mas o conceito já estava lá, apesar de seu motor com menos de 1 cv. Bertha, esposa de Karl, ajudou a divulgá-lo, guiando-o por 194 km.
2. Messerschmitt KR175/KR200
Proibida de fabricar aviões após a Segunda Guerra, a marca alemã levou a filosofia dos caças para a terra. O KR175 estreou em 1953 e dois anos depois deu lugar ao KR200. Sua largura de 1,22 metro só era possível com um ocupante atrás do outro, como em uma moto.
3. Daihatsu Bee
A marca japonesa produzia triciclos destinados ao transporte de carga desde 1930. Nada mais natural que seu primeiro carro de passeio tivesse três rodas. Lançado em 1958 com um motor bicilíndrico de 540 cm³, vendeu só 90 unidades.
LEIA MAIS:
>> Top Ten: os maiores veículos sobre rodas do planeta
>> Top Ten: dez esportivos belos, mas renegados
>> Top Ten: dez escapes que fogem do comum
4. Peel P50
Quase uma mala de rodinhas, o menor carro de série do mundo vem da Ilha de Man, no Reino Unido. Com 1,37 metro de comprimento, tinha motor DKW de 49 cm³. Estima-se que 50 tenham sido feitos de 1962 a 1966. Para estacionar, era só puxar pela alça.
5. Relliant Robin
Quem assiste ao Top Gear já o viu tombado (apesar de Jeremy Clarkson posteriormente admitir que houve uma forçada de barra por parte da BCC) e até lançado de foguete. É outro que foi criado pela lei inglesa que beneficiava veículos de três rodas. Era um carro normal exceto pela roda única dianteira, por isso o motor à frente e a tração atrás. Durou de 1973 até 2002.
6. Morgan Three Wheeler
A Morgan começou com veículos de três rodas em 1911 e ganhou fama com este carro nas mãos de Peter Sellers no filme Um Convidado Bem Trapalhão (1968). Saiu de linha em 1952, mas voltou em 2011 com um V2 inspirado em motor de Harley.
7. VW Scooter
Atração do Salão do Automóvel de 1988, além das três rodas, tinha portas asa-de-gaivota e a proposta de ser transporte econômico para duas pessoas. Foram feitos dois protótipos, um 1.1 de 40 cv e outra 1.4 de 90. Bateu o calor? Era só retirar as portas e curtir.
8. Campagna T-Rex
Em geral, carro de três rodas é pensado para a cidade, mas o canadense T-Rex, de 1996, nasceu mesmo para acelerar, com opções de motor Harley ou Kawasaki. Com extensos 3,53 metros, ele podia levar com conforto o passageiro ao lado do condutor.
9. Carver One
A inclinação esportiva (é capaz de deitar a até 45 graus) não foi suficiente para ajudar o projeto a decolar. Tampouco seu motor turbo de 660 cm³ conseguiu levar o triciclo mais longe: o Carver One, lançado em 2006, sobreviveu por três anos. A fábrica faliu em 2009.
10. Can-Am Spyder
Em posição de vanguarda, a dupla de rodas chega sempre na frente. À venda aqui por 69.990 reais, o triciclo Can-Am Spyder oferece ABS, controle de tração e controlede estabilidade que pode frear apenas uma roda ou reduzir a potência do motor, se necessário.