Top ten: os rádios automotivos mais emblemáticos até a década de 1990
No tempo em que rádio no carro vinha como item opcional, estes equipamentos eram os queridinhos no mercado independente
TKR CRF-150M “Cara Preta”
O aparelho lançado em 1973 pela japonesa Takara Manufacturing chegou ao Brasil em 1975 e rapidamente foi um sucesso de vendas, sendo cobiçado inclusive pelos amigos do alheio. O sucesso foi tão grande que marcas como Aiwa, Sharp e principalmente CCE fizeram parcerias com a Takara, lançando os aparelhos com suas marcas, como o conhecido CCE TKR.
Denon Dct-1
Este é considerado como um dos melhores CD-players high fidelity já fabricados em todos os tempos. Lançado nos anos 1980, hoje exibe seu visual vintage, em estantes de colecionadores. Foram produzidos menos de mil unidades, o que o torna raro e cobiçado.
Pioneer KP-500
Lançado em 1976, foi o modelo mais popular e desejado em diversos países do mundo. Oferece boa qualidade sonora aliada ao design diferente de seus concorrentes, com o dial analógico redondo, além de dois tipos de acabamento: aço escovado e alumínio.
Bosch Rio de Janeiro
Os Bosch foram populares nos anos 1980, e muitos modelos, sempre com nomenclatura de cidades, vinham como acessóRio “original de fábrica”. O Rio de Janeiro foi o topo da linha Bosch com sistema auto-reverse no toca fitas além de dial AM/FM digital.
Alpine 7516
Lançado em 1989, ganhou o apelido de “gelinho” por ter teclas brancas translúcidas que eram retroiluminadas. Além de ser hi-fi, tinha capacidade de controlar uma disqueteira de CD. Futuramente viria a ser o toca-fitas de fábrica do Fiat Tempra, além dos Alfa Romeo 145, 155 e 164, no Brasil.
Motoradio Albatroz III
A Motoradio, empresa fundada por um imigrante japonês, foi a primeira a fabricar autorrádios no Brasil ainda na década de 1940. O Albatroz III foi desenvolvido e fabricado no Brasil no final dos anos 1980 e tinha qualidade semelhante à de outros projetos nacionais e importados.
Pioneer Carrozzeria Odr rs-d7xlll
Topo de linha da Pioneer nos anos 1990, este era composto pelo player, um processador de áudio e um módulo USB, além de conexões com cabo óptico que garantiam a alta fidelidade sonora. Interface visual exclusiva, o diferenciava dos demais modelos da marca.
Nakamichi Td-1200
Muito conhecida nos anos 1970 pela qualidade em toca-fitas, a Nakamichi entrou no mercado de som automotivo em 1980. Em 1982, lançou o TD 1200, toca-fitas de alta fidelidade. A frente basculante era parte da gaveta da fita cassete.
Mcintosh Mx5000
A americana MCIntosh é sinônimo de alta fidelidade. O MX5000 não foge à regra. Equipado com processador de sinal de 24 bits, consegue reproduzir CD de alta fidelidade com maestria. Fabricado nos anos 1990, seu preço hoje passa de R$ 10.000.
Roadstar RS-2500N
A japonesa Roadstar ficou famosa nos anos 1970 com seus autorrádios prateados. Foi a primeira a lançar um 2DIN. Mas foi somente nos anos 1980 que a marca conquistou o Brasil, sendo uma das primeiras a oferecer toca-fitas com a função auto-reverse.
Agradecimentos a consultoria Salim’s Garage, Eduardo Amaral e “turma dOs Piás”