Top ten: o mesmo nome, identidade diferente
Movidos pela fama do passado, eles não pensaram duas vezes para assumir uma antiga identidade
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/porsche-718-boxter5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O esportivo original era um modelo de corrida produzido entre 1957 e 1962. Como ele nunca fora esquecido pelos entusiastas da Porsche, em 2016, no 20° aniversário de lançamento do então Boxster, coube à marca resgatar o antigo nome.
Assim, o atual conversível passou a se chamar 718 Boxster. E sobrou até para a versão cupê, que virou 718 Cayman.
VW VOYAGE
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/voyage-da-volkswagen-em-teste-para-a-revista-quatro-rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apresentado por aqui em 1981, o Voyage (foto) era 100% nacional. Ganhou clones argentino (Gacel, Amazon e Senda), americano e canadense (Fox). Em 1995, saiu de cena para retornar apenas em 2008.
FORD ESCORT
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/ford-escort-beijing-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Famoso na Europa e nos EUA, conquistou o Brasil em 1983: diversificou-se, foi o primeiro beneficiado da Autolatina, resistiu ao fim da parceria Ford/VW e sumiu em 2003. Até que foi ressuscitado na China (foto) em 2015.
CHEVROLET D20
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/d20-custom-1989-ava.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nos seus 12 anos (1985-97), a D20 (foto)foi uma opção no nosso restrito mercado de utilitários. Acabou sendo substituída pela picape argentina Silverado, mas em 2000 foi rebatizada como Silverado D20.
MERCEDES CLASSE A
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/mercedes-classe-a-2013-01-1280.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O monovolume veio em 1997 e aqui foi feito após dois anos, até morrer em 2005. Logo daria lugar à segunda geração, que durou até 2012, quando veio o atual Classe A (foto), agora com uma carroceria de hatch.
VW FUSCA
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/fusca.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sucesso mundial nos anos 40, foi fabricado no Brasil de 1959 e 1986, mas voltou em 1993 até 1996. As linhas clássicas até estavam na segunda geração (1997-2011), mas o nome Fusca só retornaria em 2012.
CHEVROLET MALIBU
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/2016-chevrolet-malibu-005.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Surgiu em 1964 como uma versão de luxo do Chevelle e, em 1978, ganhou vida própria até 1983. Voltou em 1997 com nova proposta: enfrentar Ford Taurus, Honda Accord e Toyota Camry. Está vivo até hoje (foto).
HONDA CITY
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/honda_city_cabriolet_001.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O subcompacto, feito para Japão e Europa, nasceu em 1981 (foto) como modelo de entrada. Ganhou versão sedã e conversível e, desde a terceira geração, é só sedã, igual à quarta, que está entre nós desde 2009.
DODGE DART
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/dodge-dart_2013_1280x960_wallpaper_05-e1364928864692.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ele foi um muscle car vendido sob a gestão da Chrysler nos anos 60 e 70. Bem diferente da versão lançada em 2014 pelo Grupo FCA, que usa plataforma Fiat (dividida com a Alfa Giulietta) para fazer um pacato sedã (foto).
VOLVO V40
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/06/volvo-v40-1996-images-29803.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 1995, era a perua de entrada da Volvo (foto), mas reencarnou como hatch de quatro portas, que usa hoje a plataforma Global C, e numa só tacada tomou o lugar de C30, S40 e V50 – este, o substituto do V40.