Clique e assine com até 75% de desconto

Top Ten: estes fabricantes de carro não foram criados para fazer carros

Curiosidades de empresas longevas que nem sempre fizeram automóveis ou peças para eles

Por Da Redação Atualizado em 11 jun 2020, 16h35 - Publicado em 12 jun 2020, 07h00

1 – Costura e corte

Reprodução/Internet

Adquirida da General Motors em 2017 pelo grupo PSA Peugeot-Citroën, a alemã Opel foi estabelecida em 1863, no início fabricando máquinas de costura e, em 1886, bicicletas. Só 13 anos depois passou a se dedicar à produção de automóveis, atividade em que se mantém até hoje.

2 – Farol de longo alcance

Reprodução/Internet

A Hella é conhecida mundialmente na indústria automobilística por fornecer faróis e componentes eletrônicos para grande parte das montadoras, mas sua história começou em 1899 produzindo buzinas e lâmpadas de querosene para carruagens.

3 – Empresa multitarefa

Reprodução/Internet

A fabricante de motocicletas Yamaha começou em 1887 construindo órgãos e pianos. As motos só vieram em 1954 e, em 1992, ela fez uma incursão no mundo dos automóveis com o esportivo OX99-11 V12, mas só três protótipos foram feitos.

4 – Exemplo de longevidade

Um dos grupos mais antigos do mundo, a Husqvarna AB nasceu em 1689 na cidade de Huskvarna, na Suécia. De materiais de construção e equipamentos para jardinagem, atualmente empresta sua marca para a austríaca KTM, que produz motocicletas.

5 – Diversificada

Reprodução/Internet

Fundada em 1886, em Stuttgart, Alemanha, a Robert Bosch está no Brasil desde 1954. Seus negócios se espalham por diversas áreas de atuação: tecnologia industrial, de construção, bens de consumo, e, claro, automotiva como sistema de freios ABS.

Continua após a publicidade

6 – Fruto de inovação

Reprodução/Internet

Fundada durante o reinado de Luís XIV na França, a Manufatura Real de Vidros criou um processo revolucionário de derramamento de vidro sobre metal. Foi assim que surgiu a Saint-Gobain, que possui a divisão Sekurit de vidros automotivos.

7 – Mistura explosiva

Reprodução/Internet

A empresa química DuPont, que faz a fibra conhecida como Kevlar, usada como proteção balística, quem diria, começou produzindo pólvora em 1802. Entre suas patentes, a empresa criou também outras fibras conhecidas, como Nylon e Teflon.

  • 8 – Mutação

    Reprodução/Internet

    Uma oficina de fundição e laminação do início do século 19 deu origem à Peugeot, que, com o tempo, passou a fazer bicicletas, motos, até chegar aos carros. O primeiro quadriciclo da marca data de 1890. Tinha motor Daimler de 2 cilindros em V e 2 cv.

    9 – De tudo um pouco

    Reprodução/Internet

    Fundada em 1870, no Japão, a Mitsubishi tem atuado nos mais diversos segmentos: bancos, indústrias, energia nuclear e veículos, e atualmente ocupa a 35ª posição entre as 50 marcas mais valiosas do mundo, segundo institutos especializados.

    10 – Tradição

    Reprodução/Internet

    A Vauxhall Motors iniciou as suas atividades em 1857 produzindo bombas e motores marítimos. Atualmente, junto com a Opel, pertence ao grupo PSA e é uma das marcas com maior penetração no mercado de automóveis no Reino Unido.

     

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade