PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Top Ten: estes fabricantes de carro não foram criados para fazer carros

Curiosidades de empresas longevas que nem sempre fizeram automóveis ou peças para eles

Por Da Redação
12 jun 2020, 07h00

1 – Costura e corte

Opel_Geschäftswagen_1899.jpg
(Reprodução/Internet)

Adquirida da General Motors em 2017 pelo grupo PSA Peugeot-Citroën, a alemã Opel foi estabelecida em 1863, no início fabricando máquinas de costura e, em 1886, bicicletas. Só 13 anos depois passou a se dedicar à produção de automóveis, atividade em que se mantém até hoje.

2 – Farol de longo alcance

hella.jpg
(Reprodução/Internet)

A Hella é conhecida mundialmente na indústria automobilística por fornecer faróis e componentes eletrônicos para grande parte das montadoras, mas sua história começou em 1899 produzindo buzinas e lâmpadas de querosene para carruagens.

3 – Empresa multitarefa

1280px-yamaha_ox99-11_front-55f840b59be6d.jpg
(Reprodução/Internet)

A fabricante de motocicletas Yamaha começou em 1887 construindo órgãos e pianos. As motos só vieram em 1954 e, em 1992, ela fez uma incursão no mundo dos automóveis com o esportivo OX99-11 V12, mas só três protótipos foram feitos.

Continua após a publicidade

4 – Exemplo de longevidade

Husqvarna-Model-301-Tank.jpg

Um dos grupos mais antigos do mundo, a Husqvarna AB nasceu em 1689 na cidade de Huskvarna, na Suécia. De materiais de construção e equipamentos para jardinagem, atualmente empresta sua marca para a austríaca KTM, que produz motocicletas.

5 – Diversificada

Bosch.jpg
(Reprodução/Internet)

Fundada em 1886, em Stuttgart, Alemanha, a Robert Bosch está no Brasil desde 1954. Seus negócios se espalham por diversas áreas de atuação: tecnologia industrial, de construção, bens de consumo, e, claro, automotiva como sistema de freios ABS.

6 – Fruto de inovação

Saintgobain.jpg
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Fundada durante o reinado de Luís XIV na França, a Manufatura Real de Vidros criou um processo revolucionário de derramamento de vidro sobre metal. Foi assim que surgiu a Saint-Gobain, que possui a divisão Sekurit de vidros automotivos.

7 – Mistura explosiva

dupont.jpg
(Reprodução/Internet)

A empresa química DuPont, que faz a fibra conhecida como Kevlar, usada como proteção balística, quem diria, começou produzindo pólvora em 1802. Entre suas patentes, a empresa criou também outras fibras conhecidas, como Nylon e Teflon.

8 – Mutação

TricycleSerpollet.jpg
(Reprodução/Internet)

Uma oficina de fundição e laminação do início do século 19 deu origem à Peugeot, que, com o tempo, passou a fazer bicicletas, motos, até chegar aos carros. O primeiro quadriciclo da marca data de 1890. Tinha motor Daimler de 2 cilindros em V e 2 cv.

Continua após a publicidade

9 – De tudo um pouco

Mitsubishi-Model-A-replica.png
(Reprodução/Internet)

Fundada em 1870, no Japão, a Mitsubishi tem atuado nos mais diversos segmentos: bancos, indústrias, energia nuclear e veículos, e atualmente ocupa a 35ª posição entre as 50 marcas mais valiosas do mundo, segundo institutos especializados.

10 – Tradição

vauxhallandkennington.jpg
(Reprodução/Internet)

A Vauxhall Motors iniciou as suas atividades em 1857 produzindo bombas e motores marítimos. Atualmente, junto com a Opel, pertence ao grupo PSA e é uma das marcas com maior penetração no mercado de automóveis no Reino Unido.

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Top Ten: estes fabricantes de carro não foram criados para fazer carros
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.