Dez soluções criativas (e úteis) para problemas que não existiam

Ideias simples e brilhantes que trazem comodidade a custo baixo. A gente nem precisa de alguns recursos, mas não vive sem depois que se acostuma

Honda Fit - porta-copos Além de gelar bebidas, o porta-copos da terceira geração do Fit serve como porta-celular

Além de gelar bebidas, o porta-copos da terceira geração do Fit serve como porta-celular (Honda/Divulgação)

Para que já encheu!

Nissan East Fill Quadro de instrumentos com aviso do Nissan East Fill

Quadro de instrumentos com aviso do Nissan East Fill (Nissan/Divulgação)

O sensor de pressão indica quando o pneu fura, mas o East Fill da Nissan vai mais longe: ajuda o motorista na hora de calibrar.

Ao encher o pneu, ele toca a buzina uma vez e liga a seta para avisar que pode parar, pois já chegou à pressão correta.

Cuidando do próprio rabo

Honda N-Box Espelho da N-Box ajuda em manobras – e sem câmera

Espelho da N-Box ajuda em manobras – e sem câmera (Honda/Divulgação)

No Japão, espaço na rua é artigo de luxo. Por isso a minivan compacta Honda N-Box usa um espelho no vidro traseiro, que permite ver quando o para-choque vai encostar no obstáculo.

Mas esse equipamento era do tempo em que câmera de ré ainda era artigo de luxo. Porém, não deixa de ser uma solução prática (e de baixo custo).

Sai, encosto!

Encosto de cabeça do tipo vírgula Encosto tipo vírgula favorece a visão traseira quando não está em uso

Encosto tipo vírgula favorece a visão traseira quando não está em uso (Fiat/Divulgação)

Encostos de cabeça são um cobertor curto: se estão lá atrás quando não há ninguém no banco, atrapalham a visibilidade traseira.

Se não existem, não protegem os ocupantes. O encosto do tipo vírgula, embutido, resolve os dois problemas de uma vez.

Fecho à mão

Maçaneta interna Fiat Maçaneta Fiat trava e abre a porta

Maçaneta Fiat trava e abre a porta (Fiat/Divulgação)

Essa solução não foi inventada pela Fiat, mas tornou-se comum nos carros da marca – a mesma maçaneta interna que abre a porta também serve para travá-la.

É só empurrar para dentro da forração e assim dar adeus ao contorcionismo de puxar pinos ou soltar travinhas.

Roda presa

Gurgel Selectraction Gurgel Selectraction permite o travamento individual das rodas

Gurgel Selectraction permite o travamento individual das rodas (Arquivo/Quatro Rodas)

Os jipes Gurgel nunca foram 4×4. Mas tinham um recurso simples e barato para sair de pequenos atoleiros: o Selectraction usava alavancas que travavam cada roda motriz individualmente.

Assim, mandava toda a tração para a roda que não estivesse girando em falso.

Agente secreto

VW Golf Variant No Golf Variant, câmera de ré fica embutida atrás do símbolo

No Golf Variant, câmera de ré fica embutida atrás do símbolo (Volkswagen/Divulgação)

A câmera de estacionamento precisa ser bem pequena para não prejudicar o design da traseira do carro – nem sempre é fácil achar um local discreto para disfarçá-la.

Então a Volks teve uma ideia: escondeu-a no logotipo da marca, que se abre ao dar ré.

Assim não estraga o visual e ainda deixa a lente sempre limpa.

Jogo de cintura

Ajuste de altura do cinto de segurança Ajuste de altura do cinto de segurança

Ajuste de altura do cinto de segurança (Arquivo/Quatro Rodas)

Sente falta de ajuste para a altura do cinto? Algumas marcas resolveram isso de maneira barata.

Em vez de um suporte que sobe e desce, a altura do cinto é regulada automaticamente por uma abertura curva. Você põe o cinto e ele corre livre por essa fenda.

De bandeja

Bandeja debaixo do banco Bandeja debaixo do banco

Bandeja debaixo do banco (Captura de imagem/Internet)

Já pensou em usar o espaço sob o banco para guardar pequenos objetos?

A VW sim, e projetou uma prática bandeja móvel, que mantém os objetos longe dos olhos dos amigos do alheio.

A Ford fez parecido ao criar no EcoSport um banco cujo assento bascula para a frente. No Renegade, também bascula, mas de trás para frente.

O cinzeiro que se vire

Cinzeiro - Fiat Uno Cinzeiro – Fiat Uno

Cinzeiro – Fiat Uno (Arquivo/Quatro Rodas)

No painel da primeira geração do Uno, havia um cinzeiro que podia ficar perto de quem quisesse fumar. Bastava deslizá-lo para a direita ou para a esquerda. Quem não fumasse tirava e o deixava em casa ou o transformava num porta-objetos.

Na boca da botija

Porta-copos do Honda Fit Bebida quente? No Fit nunca mais

Bebida quente? No Fit nunca mais (Honda/Divulgação)

Ar-condicionado gela, ar quente aquece. Então por que não usá-los para ajudar a manter a bebida sempre na temperatura certa?

Foi o que fizeram os engenheiros da Honda ao colocar o porta-copos do Fit em frente à saída de ventilação.

A geração atual do monovolume manteve a solução, acrescida de uma tampa retrátil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Leandro Bonacin

    Achei a solução mais prosaica pra nova lei de faróis acesos…. 2 cm de fita isolante sobre o sensor de luminosidade do fusion faz com que ele intertrete que estamos sempre à noite e acenda automaticamente os faróis, desligando os quando se desliga o carro. (Ps: o sensor fica sobre o painel bem no meio…. mais fácil de alcançar impossivel)

  2. Luiz Guilherme Rodrigues

    Desculpe 4 rodas, mas usar a mesma maçaneta para abrir e travar a porta não foi novidade da linha Fiat. Meu fusca 73 faz exatamente a mesma coisa!