Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Dez soluções criativas (e úteis) para problemas que não existiam

Ideias simples e brilhantes que trazem comodidade a custo baixo. A gente nem precisa de alguns recursos, mas não vive sem depois que se acostuma

Por Redação Atualizado em 24 abr 2018, 19h35 - Publicado em 28 dez 2015, 15h36
Honda Fit - porta-copos
Além de gelar bebidas, o porta-copos da terceira geração do Fit serve como porta-celular Honda/Divulgação

Para que já encheu!

Nissan East Fill
Quadro de instrumentos com aviso do Nissan East Fill Nissan/Divulgação

O sensor de pressão indica quando o pneu fura, mas o East Fill da Nissan vai mais longe: ajuda o motorista na hora de calibrar.

Ao encher o pneu, ele toca a buzina uma vez e liga a seta para avisar que pode parar, pois já chegou à pressão correta.

Cuidando do próprio rabo

Honda N-Box
Espelho da N-Box ajuda em manobras – e sem câmera Honda/Divulgação

No Japão, espaço na rua é artigo de luxo. Por isso a minivan compacta Honda N-Box usa um espelho no vidro traseiro, que permite ver quando o para-choque vai encostar no obstáculo.

Mas esse equipamento era do tempo em que câmera de ré ainda era artigo de luxo. Porém, não deixa de ser uma solução prática (e de baixo custo).

Sai, encosto!

Encosto de cabeça do tipo vírgula
Encosto tipo vírgula favorece a visão traseira quando não está em uso Fiat/Divulgação

Encostos de cabeça são um cobertor curto: se estão lá atrás quando não há ninguém no banco, atrapalham a visibilidade traseira.

Se não existem, não protegem os ocupantes. O encosto do tipo vírgula, embutido, resolve os dois problemas de uma vez.

Fecho à mão

Maçaneta interna Fiat
Maçaneta Fiat trava e abre a porta Fiat/Divulgação

Essa solução não foi inventada pela Fiat, mas tornou-se comum nos carros da marca – a mesma maçaneta interna que abre a porta também serve para travá-la.

É só empurrar para dentro da forração e assim dar adeus ao contorcionismo de puxar pinos ou soltar travinhas.

Roda presa

Gurgel Selectraction
Gurgel Selectraction permite o travamento individual das rodas Arquivo/Quatro Rodas

Os jipes Gurgel nunca foram 4×4. Mas tinham um recurso simples e barato para sair de pequenos atoleiros: o Selectraction usava alavancas que travavam cada roda motriz individualmente.

Assim, mandava toda a tração para a roda que não estivesse girando em falso.

Agente secreto

VW Golf Variant
No Golf Variant, câmera de ré fica embutida atrás do símbolo Volkswagen/Divulgação
Continua após a publicidade

A câmera de estacionamento precisa ser bem pequena para não prejudicar o design da traseira do carro – nem sempre é fácil achar um local discreto para disfarçá-la.

Então a Volks teve uma ideia: escondeu-a no logotipo da marca, que se abre ao dar ré.

Assim não estraga o visual e ainda deixa a lente sempre limpa.

Jogo de cintura

Ajuste de altura do cinto de segurança
Ajuste de altura do cinto de segurança Arquivo/Quatro Rodas

Sente falta de ajuste para a altura do cinto? Algumas marcas resolveram isso de maneira barata.

Em vez de um suporte que sobe e desce, a altura do cinto é regulada automaticamente por uma abertura curva. Você põe o cinto e ele corre livre por essa fenda.

De bandeja

Bandeja debaixo do banco
Bandeja debaixo do banco Captura de imagem/Internet

Já pensou em usar o espaço sob o banco para guardar pequenos objetos?

A VW sim, e projetou uma prática bandeja móvel, que mantém os objetos longe dos olhos dos amigos do alheio.

A Ford fez parecido ao criar no EcoSport um banco cujo assento bascula para a frente. No Renegade, também bascula, mas de trás para frente.

Cinzeiro - Fiat Uno
Cinzeiro – Fiat Uno Arquivo/Quatro Rodas

No painel da primeira geração do Uno, havia um cinzeiro que podia ficar perto de quem quisesse fumar. Bastava deslizá-lo para a direita ou para a esquerda. Quem não fumasse tirava e o deixava em casa ou o transformava num porta-objetos.

Na boca da botija

Porta-copos do Honda Fit
Bebida quente? No Fit nunca mais Honda/Divulgação

Ar-condicionado gela, ar quente aquece. Então por que não usá-los para ajudar a manter a bebida sempre na temperatura certa?

Foi o que fizeram os engenheiros da Honda ao colocar o porta-copos do Fit em frente à saída de ventilação.

A geração atual do monovolume manteve a solução, acrescida de uma tampa retrátil.

Continua após a publicidade

Publicidade