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Teste: Toyota Corolla GLi é versão de entrada vigorosa, mas nada barata

Versão básica do sedã médio ganha vigor com novo motor 2.0, além de câmbio e suspensão melhorados. Mas o preço...

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 28 jan 2020, 16h45 - Publicado em 28 jan 2020, 07h00
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  • Toyota Corolla GLi (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Apesar de ser uma versão inicial, o Toyota Corolla GLi está longe de ser barato. O lado bom é que, na nova geração, o sedã de R$ 101.990 ganhou um novo trem de força, que tornou o modelo atraente.

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    O motor Dynamic Force usa alta taxa de compressão (13:1) e oito bicos injetores para alcançar ótimos 177/169 cv e 21,4 mkgf. O câmbio segue CVT, mas passou a usar uma primeira marcha física para melhorar a arrancada inicial do sedã.

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    Lanternas usam lâmpadas convencionais e rodas têm 16” (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em nossos testes, as melhorias resultaram em uma aceleração ligeiramente mais rápida, com 0 a 100 km/h em 10 s – 0,4 s a menos que o anterior.

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    Naturalmente as retomadas também foram melhores, mas a surpresa foi a evolução no consumo: 12,2 e 16,4 km/l na cidade e estrada no 2.0 contra 11 e 11,1 km/l com o antigo motor 1.8, agora usado somente na versão híbrida.

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    Interior bem acabado traz painel mais simples, ar-condicionado manual e vidro um-toque apenas para o motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo Corolla GLi não está só mais rápido e econômico.

    A suspensão independente na traseira melhorou o equilíbrio em curvas, e os pneus de 16 polegadas em nada prejudicam a estabilidade e ainda dão mais conforto ao rodar por buracos e imperfeições do que nas versões mais caras, de aros 17.

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    Completam o pacote a direção elétrica precisa e o mapa do acelerador mais sensível.

    Bancos macios têm bom apoio e misturam tecido e revestimento sintético (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E até que o GLi fez poucas concessões para ser mais acessível (ou menos cara) do que as demais versões.

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    Aqui você não tem chave presencial, seletor de modo de condução e espelho eletrocrômico, mas o sistema multimídia mantém a integração com smartphones, há duas entradas USB e o retrovisor continua com rebatimento elétrico (mas acionado por botão, em vez de se dobrar sozinho quando o carro é trancado).

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    Pouco prática, abertura do porta-malas no assoalho é comum a todas as versões (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os comandos do ar-condicionado analógico e o vazio do volante (que não traz as borboletas das demais versões) onde ficariam os comandos do controlador de velocidade são os que geram mais incômodo visual no primeiro contato com a cabine.

    Ar condicionado é manual no GLi (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas o bom acabamento e a interessante solução que mistura tecido e couro nos bancos macios formam um conteúdo honesto para o modelo.

    Vidros e travas elétricas são localizados no apoio de braço do motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Para quem não faz questão de tantos itens de conforto, vale a pena economizar os R$ 11.000 e ter um Corolla tão rápido quanto os outros, mas bem mais barato.

    Veredicto

    O novo trem de força caiu muito bem no mais racional dos Corolla. O GLi pode não ser tão equipado, mas é bom de dirigir como as outras versões 2.0.

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    Teste – Corolla GLi 2020

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 10 s
    0 a 1.000 m: 31,1 s – 173,4 km/h
    Velocidade máxima: 208 km/h*

    Retomada (em D)
    40 a 80 km/h: 4,2 s;
    60 a 100 km/h: 5 s
    D 80 a 120 km/h: 6,3 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 14,7/26,1/59,1 m

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    Consumo
    Urbano: 12,2 km/l
    Rodoviário: 16,4 km/l

    *Dados de fábrica

    Ficha Técnica – Corolla GLi 2020

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