A fabricante norte-americana Tesla é destaque recorrente por sua linha de carros elétricos com sistema de direção autônoma e recheados de tecnologia embarcada.
Mas engana-se quem pensa que a empresa tem lucrado rios de dinheiro. Pelo contrário.
Em 2019, o balanço da Tesla revelou que e empresa teve prejuízos operacionais no valor de 61,59 milhões de euros, o equivalente a R$ 350 milhões.
Isso significa que para cada carro vendido a fabricante perde 168 euros, ou R$ 956 em conversão direta.
Embora continue no negativo, a fabricante registrou uma melhora substancial. Em 2018 o prejuízo chegou a € 346,4 milhões (R$ 1,97 bilhão), ou seja, houve uma redução de 284,8 milhões de euros (R$ 1,61 bilhões) nas perdas.
Já a margem operacional, que é o resultado dos ganhos operacionais sobre a receita, cresceu 1,5 ponto percentual em relação ao ano anterior, mas ainda é negativa: -0,3%.
No quesito receita, o fator Cybertruck, SUV futurista lançado ano passado que fez as ações da marca dispararem, pesou e a empresa cresceu 15%, atingindo 21,94 bilhões de euros (R$ 125 bilhões).
Outro dado importante foi o crescimento no número de unidades comercializadas pela marca: 367.656 carros, o dobro em relação a 2018.
Isso se deve principalmente ao lançamento do Tesla Model 3, modelo com etiqueta mais acessível que faz sucesso também no mercado europeu.
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