Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tesla Cybercab faz mundo relembrar Volkswagen que fazia 100 km/l

Apesar de parecer ter um visual inovador, o novo Tesla Cybercab se parece muito com um antigo modelo da Volkswagen produzido há mais de 10 anos

Por Lucas Parente
Atualizado em 24 out 2024, 10h13 - Publicado em 24 out 2024, 10h10
VW-XL1-1-1536x1024
 (Piston Heads/Divulgação)
Continua após publicidade

O Tesla Cybercab foi anunciado na semana passada, mas algo muito semelhante ao seu design já existe há mais de dez anos. Trata-se do Volkswagen XL1, um veículo super leve, de aerodinâmica primorosa e capaz de rodar 100 km com apenas 1 litro de diesel.

Em 2002, Volkswagen teve a sua primeira tentativa de fazer algo parecido, com o conceito 1-Litre. A marca apostou em uma cabine estreita para apenas duas pessoas, que se manteve até o modelo de produção do XL1. Além disso, as rodas ficavam escondidas, com foco na aerodinâmica, e o responsável por fazer o carro rodar era um pequeno motor de apenas 1 cilindro.

O conceito evoluiu e em 2009 recebeu um novo conjunto mecânico, um motor a diesel de 800 cm³ combinado a um motor elétrico. Esse conceito se manteve até a apresentação oficial do modelo durante o Salão do Automóvel do Qatar de 2011.

VW-XL1-1-1536x1024
(Piston Heads/Divulgação)

O VW XL1 de produção tinha muitas mudanças em relação a versão conceito. O design ficou mais próximo de um “carro normal”, mas os grandes destaques eram: o baixo peso e aerodinâmica. Pesando meros 795 kg, o híbrido da VW tinha chassi de fibra de carbono reforçada com plástico. A fibra de carbono também está presente em diversos componentes do carro.

Continua após a publicidade

Em questão de tamanho, o XL1 é bem pequeno: tem 3,90 m de comprimento, 1,66 m de largura e míseros 1,11 m de altura. Mas, assim como o novo Tesla Cybercab, as portas se abrem para cima, no estilo asa de gaivota, o que facilita a entrada no carro.

VW-XL1-5-1536x1024
(Piston Heads/Divulgação)

O VW XL1 parece uma verdadeira espaçonave pelo lado de fora. A frente tem faróis afilados e interligados, com um capô bruto e carroceria colada ao chão. A lateral destaca as portas e o diferente formato da carroceria, que se completa sendo totalmente fechada na traseira, com as rodas escondidas e sem vidro traseiro.

Os motores são montados na traseira e o espaço é compartilhado com um pequeno porta-malas, com apenas 120 litros. A lanterna traseira liga uma ponta à outra do carro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Já na cabine, encontramos elementos padrões de carros da VW, apesar da vasta utilização de fibra de carbono por todo o painel. O volante é simples, assim como os controles de ar e câmbio. No entanto, o carro já estava equipado com freio de estacionamento eletrônico.

VW-XL1-11-1536x1024
(Piston Heads/Divulgação)

Um destaque para o interior fica para as janelas, que são de plástico e se abrem por meio de uma manivela. Há ainda uma pequena tela central de infoentretenimento (igual ao do VW Up) e um conjunto analógico no painel de instrumentos.

Continua após a publicidade
VW-XL1-14-1536x1024
(Piston Heads/Divulgação)

O conjunto mecânico é formado pelo motor 800 cm³ turbodiesel de 48 cv, que é literalmente o 1.6 TDI da VW divido ao meio. Em conjunto, há um motor elétrico de 27 cv, que é alimentado por uma bateria de lítio que pode ser carregada na tomada. Esse conjunto combinado gera 68 cv e 14,2 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Por incrível que pareça, o desempenho no 0 a 100 km/h é razoável: 12,7 s de acordo com a fábrica. Mas o que impressiona são os 50 km no modo elétrico ou os mais de 500 km de autonomia com um pequeno tanque de apenas 10 litros. O consumo é de apenas 1 litro a cada 100 km (em média).

VW-XL1-16-1536x1024
(Piston Heads/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Volkswagen chegou a investir uma quantia de R$ 6,2 bilhões de reais neste projeto. No entanto, apenas 250 unidades do XL1 foram produzidas pela montadora, sendo apenas 200 vendidas para o público geral. O valor de venda do modelo era salgado, claro, o que afastou muitos compradores: cerca de € 110.000 (quase R$ 700.000) na época. Atualmente, é muito raro encontrar exemplares à venda.

O Volkswagen XL1 com certeza estava muito à frente do seu tempo. Seja pelo seu visual diferente e futurista, ou por seu conjunto mecânico inédito para a época. E também é difícil mensurar sua importância para a engenharia da Volkswagen, porque a indústria acabou abandonando os motores diesel pequenos para apostar em híbridos plug-in a gasolina e em elétricos nos últimos anos.

VW-XL1-90-1536x1024
(Piston Heads/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.