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Tata compra a Iveco e forma gigante global de veículos comerciais

Negócio de R$ 24 bilhões inclui parte da divisão de defesa e deve ser finalizado até setembro de 2026

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 11 ago 2025, 14h00 - Publicado em 10 ago 2025, 14h59
Iveco-Daily-Vetrato
 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
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A Iveco aceitou uma proposta de aquisição por parte da Tata Motors, empresa indiana com atuação global no setor de veículos, que também é dona de Jaguar e Land Rover. A negociação foi fechada por 3,8 bilhões de euros (cerca de R$ 24,1 bilhões) e deve ser concluída até setembro de 2026. Com o acordo, as duas companhias pretendem formar um dos maiores grupos mundiais de veículos comerciais e industriais.

O processo se iniciou quando a TML Holdings, uma subsidiária da Tata registrada na Holanda, demonstrou interesse através de uma oferta pública de aquisição. Parte da divisão de defesa da marca italiana será desmembrada do negócio e vendida separadamente, por 1,7 bilhão de euros (aproximadamente R$ 10,8 bilhões), o que não interfere na operação principal.

iveco daily Melhor Revenda 2023
(Divulgação/Quatro Rodas)

A venda surge em um momento em que o furgão Daily, modelo mais conhecido da empresa, ainda representa o maior volume de vendas global da empresa, e sua última novidade em segmentos de maior valor agregado é o S-eWay, versão elétrica do Iveco S-Way com até 600 km de autonomia por recarga. Também houve o lançamento do Iveco eJolly na Europa, um rebranding baseado nas vans elétricas leves da Stellantis.

No Brasil, a Iveco está encerrando um ciclo de investimento de R$ 1 bilhão iniciado em 2022. Neste período, lançou modelos como o S-Way nacional e o Daily Hi-Matic, com câmbio automático. Há mais R$ 510 milhões previstos para uso em pesquisa e desenvolvimento de 2024 até 2028.

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Ao assumir o controle da Iveco, a Tata Motors amplia sua presença no mercado europeu e ganha acesso a uma estrutura consolidada de engenharia e produção. A expectativa é que o grupo resultante da fusão atinja vendas anuais de até 540 mil unidades, com faturamento estimado em 22 bilhões de euros — o equivalente a cerca de R$ 139,5 bilhões.

Microonibus Iveco
Ônibus Iveco (Iveco/Divulgação)

A diferença do controle geográfico entre as empresas é vista como um dos principais ativos do negócio: enquanto a Tata tem presença forte na Ásia, África e América Latina, a Iveco continua relevante na Europa Ocidental e em alguns mercados do Leste Europeu.

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A estrutura societária será reorganizada, mas a sede da nova operação europeia continuará na Itália. O nome Iveco continuará mantido, pelo menos nos mercados em que a marca já tem um reconhecimento consolidado. A gestão será compartilhada entre executivos das duas empresas, com foco na ampliação da gama de produtos e no avanço da eletrificação de frotas.

Iveco Daily City

O impacto da aquisição deve ser sentido principalmente nos setores de transporte urbano, logística pesada e serviços públicos. A nova empresa terá condições de disputar espaço com grupos como Daimler Truck, Volvo e Traton (do Grupo Volkswagen), que já operam de forma integrada em diversas regiões do mundo.

No curto prazo, a Iveco continuará operando de forma independente, até que a integração seja formalizada. A transação ainda depende da aprovação de autoridades regulatórias da União Europeia e da Índia. A previsão é que todas as etapas estejam concluídas até o segundo semestre de 2026.

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