Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Superesportivo elétrico chinês bate recorde em Nürburgring

Com 1.360 cv e 150,9 mkgf de torque, Nio EP9 completou o trajeto em apenas 7 minutos e 5 segundos

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 nov 2016, 11h14

Rodas podem ser de 19 ou 21 polegadas

O circuito de Nürburgring é conhecido por receber superesportivos do nível de Ferrari, Porsche e McLaren. Mas dessa vez o “Inferno Verde” foi palco para uma volta rápida de um superesportivo elétrico de insuspeita origem chinesa com 1.360 cv que, inclusive, fez o melhor tempo entre os veículos livre de emissões!

Batizado de Nio EP9, o superesportivo é produzido pela NextEV com a marca Nio. A mesma NextEV conta também com uma equipe na Fórmula E. O modelo completou o circuito alemão de 20,8 km em 7 minutos e 05 segundos, números surpreendentes por ficar próximo de carros como Porsche 918 Spyder, detentor do recorde de volta mais rápida entre os carros de produção em série (com motorização híbrida / com combustão) com o tempo de 6m57s.

Continua após a publicidade

Para se ter ideia, o tempo do Nio EP9 ficou à frente de carros como Nissan GT-R Nismo (7m08s), Porsche 911 GT2 RS (7m18s), Ferrari 488 GTB (7m21s) e Pagani Zonda F Clubsport (7m24s). Porém, em vez dos roncos viscerais dos tradicionais modelos anteriores, o superesportivo chinês traz apenas um zunido e o barulho decorrente da rodagem dos pneus.

Nio EP9

O supercarro chinês possui quatro motores elétricos, um para cada roda, com quatro transmissões individuais. Juntos, eles geram 1 megawatt (ou 1.360 cv) e surreais 150,9 mkgf de torque máximo. Especificações mais do que suficientes para mandá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e alcançar a velocidade máxima de 313 km/h. Suas baterias podem ser carregadas em apenas 45 minutos e proporcionam uma autonomia de 427 quilômetros.

Superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos

Continua após a publicidade

Feito de fibra de carbono, o chassi do Nio EP9 pesa apenas 165 kg. Sua carroceria foi desenvolvida com foco na aerodinâmica, o que inclui as grandes entradas de ar e aerofólio ajustável em três posições.

Cabine traz desenho minimalista

Tudo isso é capaz de gerar 2.449 kg de downforce, mantendo o carro “preso” no asfalto e estável nas curvas mesmo em altas velocidades. Além disso, ele gera uma força de 2,53 G em curvas, chegando a 3,3 G nas desacelerações durante as frenagens – números dignos de aviões!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.