A intenção de tornar o Renault Logan um produto premium parece ter surtido efeito. Pelo menos no preço. A nova geração do sedã compacto está estreando agora na Turquia com preço inicial de 179.990 liras turcas, o equivalente a (sente-se) R$ 113.200.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Carros não são exatamente baratos na Turquia, onde modelos com motor até 1,5 litro são taxados em até 50%, e o valor da Lira Turca desabou nos últimos meses. Mas o aumento do patamar de preços do sedã compacto implicou até em mudança de nome.
Antes chamado de Symbol (sim, o nome daquele sedã derivado do Clio que fracassou no Brasil), agora se chama Renault Taliant por lá. E esse nome poderá se tornar padrão no mundo inteiro para se diferenciar do Dacia Logan romeno.
O que o Taliant tem para justificar o preço? O design muito mais atraente que o da geração anterior conta. Na comparação com o Dacia, a frente é inteiramente nova e mesmo a versão de entrada Joy tem faróis com grandes luzes diurnas de led integradas. Mas não há faróis de neblina ou rodas de liga leve.
De série, tem freios ABS, controles de estabilidade e tração, frenagem de emergência, airbags frontais e laterais dianteiros, ar condicionado e direção elétrica.
A simplicidade continua por ter um rádio com tela de 3,5 polegadas, com bluetooth e um par de alto-falantes dianteiros. A proposta da Renault é que o motorista coloque seu smartphone no suporte de celular no painel e use um app que transformará seu aparelho em central multimídia. Já vimos isso em Fiat Uno e VW Up! e não deu certo.
A versão mais cara, Taliant Touch, soma retrovisores externos elétricos e aquecidos, vidros elétricos para as portas traseiras, central multimídia de 8 polegadas e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Faróis automáticos, câmera de ré e tecnologia Start-Stop também se destacam.
E ainda pode receber ar-condicionado automático, alerta de ponto cego, Apple Car Play sem fio e até freio de estacionamento elétrico.
Produzido na plataforma modular CMF-B, mesma do Clio europeu, o Renault Taliant está maior que o atual Logan. Tem 4,40 m de comprimento, distância entre eixos de 2.65 m e uma altura total de 1,50 m.
Ainda divulgam capacidade do porta-malas de 628 litros, o que seria um aumento de 21 litros frente ao anterior. Provavelmente contabilizam por um método diferente do usado pela Renault do Brasil, que declara capacidade de 510 litros para o atual Logan vendido no Brasil.
O Renault Taliant é oferecido na Turquia com três opções de motores 1.0 de três cilindros. A oferta começa pelo 1.0 SCe (aspirado) de 65 cv e 9,5 kgfm, semelhante ao usado pelo Kwid no Brasil e combinado com câmbio manual de cinco marchas.
Em seguida vem o 1.0 TCe (turbo com injeção direta) com 90 cv e que pode ser combinado tanto com câmbio manual de seis marchas, rendendo 16,3 kgfm, ou com um automático CVT X-Tronic com simulação de seis marchas, mas com torque reduzido a 14,5 kgfm. O desempenho também cai: o manual chega aos 100 km/h em 11,7 s e o CVT em 13,9 s.
Por fim, há um 1.0 TCe ECO, com turbo e convertido para GLP de fábrica – único carro com isso naquele mercado. É a opção mais potente, com 100 cv e 17,3 kgfm, e sempre combinado com câmbio manual de seis marchas. Vai de 0 a 100 km/h em 11,7 s.
Preços do Renault Taliant na Turquia:
Motor | Preço de tabela | Em reais |
---|---|---|
Joy 1.0 SCe 65 cv | 179.900 TL | R$ 113.122 |
Joy 1.0 TCe 90 cv | 193.900 TL | R$ 121.925 |
Joy 1.0 TCe X-Tronic 90 cv | 212.900 TL | R$ 133.873 |
Touch 1.0 TCe 90 cv | 204.900 TL | R$ 128.842 |
Touch 1.0 TCe X-Tronic 90 cv | 226.900 TL | R$ 142.676 |
Touch 1.0 TCe Eco 100 cv | 218.900 TL | R$ 137.646 |