Substituto do Niva? Lada lança SUV inédito após quase 30 anos
Azimut traz visual moderno e teria sido desenvolvido apenas com peças russas devido às sanções internacionais impostas pela guerra

Não é uma tarefa fácil desenvolver e fabricar um carro sem a cooperação de fornecedores de outros países. A Lada foi obrigada a isso, pois a Rússia está lidando com as sanções internacionais impostas pela guerra contra a Ucrânia.
O resultado é o Lada Azimut, anunciado como um SUV 100% russo. Este é o primeiro SUV inédito lançado pela Lada em quase 30 anos e frustrou aqueles que esperavam uma nova geração do Niva.
O Azimut tem design moderno, com luzes diurnas de led em formato bumerangue que emolduram os faróis principais em led e se integram a grade. O para-choque tem grandes entradas de ar que favorecem o resfriamento do motor. As rodas de liga leve de 18” têm desenho atraente e são pintadas em duas cores.
A traseira do Azimut segue uma tendência de design mundial, com uma régua iluminada que interliga as lanternas – que por sua vez, têm iluminação também no formato bumerangue. Há, ainda, um aplique de plástico que imita alumínio no para-choque traseiro para trazer mais robustez.
Por dentro do novo SUV da Lada, chamam a atenção as duas telas de 10 polegadas dispostas na mesma moldura, uma para o quadro de instrumentos e outra para central multimídia. A plataforma de software foi desenvolvida em colaboração com a empresa russa Sber e a empresa de tecnologia Navio.
A única foto do interior revela um botão giratório no console central para selecionar diferentes modos de condução. Também permite ver os mesmos comandos de ar-condicionado automático do Renault Duster – a Renault controlava a Lada até o início das sanções.
Além das telas duplas, os itens de série incluem seis alto-falantes, câmera de ré e chave presencial. Entre os opcionais, itens como carregamento sem fio, teto panorâmico, ar-condicionado dual zone, vidros laterais aquecidos, porta-malas elétrico e câmera 360 graus.

Motorização
O SUV não tem previsão de ter nenhum auxílio da eletrificação. Seu motor é um 1.6 aspirado com 120 cv (que também pode ser de origem Renault), bem como uma unidade 1.8 com 132 cv. Estes serão combinados com um câmbio manual de seis velocidades ou um automático CVT. E a marca ainda promete uma opção turbo de 150 cv com transmissão automática.
A plataforma é do sedã Vesta, que ganhou um facelift em 2022 e o desenvolvimento durou três anos e quase 1.000 componentes são novos ou revisados na carroceria, interior e chassi.
A produção do Lada Azimut está prevista para começar em 2026 na fábrica de Togliatti, mas, devido à guerra em curso, é improvável que vejamos este SUV fora da Rússia tão cedo. Quanto ao preço, a mídia russa estima que o preço inicial ficará entre 2,5 e 3 milhões de rublos (cerca de R$ 175.000 a R$ 210.000), tornando o Azimut o veículo mais caro da linha atual da Lada.