Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Stellantis pode vender Alfa Romeo e Maserati devido à guerra tarifária

Venda de italianas surge como solução em meio à instabilidade global e crise financeira interna

Por Lukas Kenji
11 abr 2025, 13h00
Maserati MC20 amarelo visto de frente
A grade típica da marca com o tridente domina a dianteira do superesportivo  (Divulgação/Maserati)
Continua após publicidade

A combinação de uma crise financeira interna e da guerra tarifária impulsionada recentemente pelos Estados Unidos pode colocar em xeque o futuro de duas das principais marcas de luxo da Stellantis. O conglomerado teria contratado uma consultoria para avaliar estratégias que incluem a venda de Alfa Romeo e Maserati.

A empresa acumulou perdas expressivas em 2024. A receita líquida teve queda de 70% em relação ao ano anterior, com faturamento de 5,5 milhões de euros. Este foi um dos pontos cruciais que resultaram na renúncia de Carlos Tavares, CEO que comandou a fusão entre Fiat Chrysler e a PSA em 2021.

Alfa Romeo e Maserati, já em situação delicada, viram seus números despencarem. A Alfa vendeu apenas 8.865 unidades nos EUA em 2024, queda de 19% em relação a 2023, enquanto a grife compatriota comercializou 11.300 veículos globalmente, dos quais menos de 4.819 foram destinados ao mercado norte-americano.

Compartilhe essa matéria via:

Com as tarifas de 25% sobre veículos importados, válidas para todos os modelos das duas marcas italianas, uma vez que nenhuma possui fábrica nos EUA, os preços para o consumidor final podem subir drasticamente, tornando os carros ainda menos competitivos.

Continua após a publicidade

Guerra tarifária

Mesmo que o presidente Donald Trump tenha focado recentemente em pesar a mão contra a China e relaxar as tarifas para outros mercados, a situação da Stellantis ainda é complicada. Todos os modelos da linha Alfa Romeo e Maserati vendidos nos EUA são importados da Itália.

Continua após a publicidade

De acordo com informações do Automotive News Europe, a consultoria McKinsey & Company foi incumbida de analisar alternativas, como parcerias com montadoras asiáticas, especialmente chinesas, ou a venda total das marcas.

Segundo fontes próximas à discussão, há interesse de investidores chineses em adquirir ativos premium europeus, aproveitando a desvalorização causada pela crise. No entanto, a Stellantis ainda não confirmou negociações específicas.

Alfa Romeo Giulia GTam
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Futuro incerto

Enquanto avalia seu destino, a Alfa Romeo tenta se reinventar. A marca trabalha em novas gerações do SUV Stelvio e do sedã Giulia, previstos para 2027. Já a Maserati, que planejava uma transição para a eletrificação com o MC20 EV, cancelou o projeto devido às incertezas econômicas.

A decisão reflete a priorização de recursos para marcas mais lucrativas da Stellantis, como Jeep e RAM, em detrimento de divisões historicamente deficitárias.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.