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Stellantis cria seu próprio desmanche para reciclar carros e vender peças usadas

Unidade em Osasco tem capacidade para desmontar até 8.000 veículos por ano, com peças rastreadas e certificadas para revenda

Por Cristiane Barreto
15 ago 2025, 12h49
Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças
 (Divulgação/Stellantis)
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A Stellantis inaugurou seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças na América do Sul. Fica em Osasco (SP) e é a segunda do grupo no mundo – a primeira foi inaugurada em Turim, na Itália – e seus objetivos incluem desde viabilizar o reaproveitamento de algumas peças até o descarte ambiental adequado para alguns materiais.

O investimento inicial no projeto chegou a R$ 13 milhões e faz parte de uma estratégia global de economia circular, e ainda pode gerar até 150 empregos. A capacidade de processamento é de até 8.000 carros por ano, todos adquiridos por meio de leilões e classificados como perda total ou em fim de vida útil.

Em vez de restringirem o serviço apenas a carros de marcas da Stellatis, como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, eles comprarão carros de qualquer marca. No futuro, ainda poderão aceitar carros de pessoas físicas que queiram se desfazer dos seus veículos por algum motivo.

Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças
(Cristiane Barreto/Quatro Rodas)

O processo é feito por etapas. Assim que o veículo chega ao centro ele passa por uma descontaminação, com retirada de fluidos como óleo, combustível e líquido de arrefecimento.

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Na sequência, o carro é levado para linha de desmontagem onde técnicos avaliam a condição de cada componente. As peças consideradas reaproveitáveis passam por limpeza com produtos biodegradáveis e recebem etiqueta de rastreamento emitida pelo Detran, contendo dados de origem e classificação — com uma escala entre 0 e 10, em que abaixo de 5 não estão aptas para comercialização.

Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças
(Divulgação/Stellantis)

Os componentes aptos para serem reutilizados uso serão vendidos ao público em loja física instalada no próprio centro, em lojas DPaschoal (que pertence à Stellantis) e também em canais digitais. Inicialmente, a comercialização será feita no Mercado Livre, com previsão de abertura de e-commerce próprio.

Os materiais que não puderem ser reaproveitados são separados e enviados a empresas especializadas em reciclagem, permitindo, de acordo com a Stellantis, o aproveitamento de 100% dos itens dos veículos.

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A estimativa feita pela montadora é que a iniciativa evite a emissão anual de até 30.000 toneladas de CO₂. A operação se integra a estratégia global da marca baseada nos 4R (Remanufatura, Reparo, Reuso e Reciclagem) e se soma ao Centro de Recondicionamento de Veículos em Betim (MG), criado para restaurar modelos usados e recolocá-los no mercado com padrões semelhantes aos de seminovos certificados.

Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças
(Cristiane Barreto/Quatro Rodas)

Estima-se que a frota brasileira atual seja de 48 milhões de veículos, e que aproximadamente 2 milhões sejam retirados de circulação a cada ano. Destes, apenas cerca de 1,5% recebem destinação ambientalmente correta, índice distante de países como o Japão, que já recicla 95% dos seus carros.

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Outra iniciativa que já funciona no Brasil

Apesar de este centro Circular Autopeças ser o primeiro de uma fabricante de automóveis no Brasil, já há uma iniciativa semelhante no Grupo Porto, a Renova, que na desmontagem e reaproveitamento de veículos há 12 anos. Até maio deste ano, a Renova já processou mais de 30 mil automóveis, reutilizou 37 mil toneladas de aço e destinou corretamente 11 mil baterias e 24 mil pneus.

Renova (Grupo Porto)
(Grupo Porto/Divulgação)

Com estoque de cerca de 25 mil peças certificadas pelo Detran, a empresa atua em um mercado ainda pouco explorado, mas com potencial estimado de até R$ 2 bilhões anuais. As peças são vendidas em loja física, site e canais de atendimento online, com rastreabilidade e garantia de procedência.

No cenário atual, a entrada de fabricantes como a Stellantis nesse mercado pode contribuir para ampliar a escala, aumentar a oferta de peças usadas certificadas e estimular a formalização do setor.

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