A Volkswagen ainda nega, mas um documento registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confirmou a produção do Voyage automático no País. Além do sedã, o registro público também antecipa a chegada do T-Cross, futuro SUV compacto nacional da VW.
Tanto o Voyage quanto o Gol irão adotar o mesmo câmbio automático convencional que era usado no antigo Golf 1.6. A caixa fornecida pela Aisin tem seis marchas e recebe o código de AQ160.
O conjunto irá substituir o câmbio automatizado de uma embreagem SQ200, que chegou a ser aplicado nas versões I-Motion de Gol, Voyage, Fox e SpaceFox.
A documentação da fornecedora do ABS para a Volkswagen confirma a informação antecipada por QUATRO RODAS em setembro de 2017.
O câmbio automático convencional será usado no antigo motor EA111 1.6 8V ainda usado na família Gol. A aplicação da caixa da Aisin ao propulsor EA211 1.6 16V, mais moderno, será restrita ao Virtus, que já conta com essa opção na Argentina.
Principal lançamento do ano
Outro documento mostra que o desenvolvimento do T-Cross está avançado no Brasil. O SUV derivado do Polo, chamado internamente de VW 216, será a maior novidade da Volkswagen em 2018.
O modelo usa a mesma plataforma MQB A0 do novo Polo e terá versões 1.6 16V e 1.0 12V TSI, com opção de câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco (exclusivo do motor aspirado).
O SUV será fabricado em São José dos Pinhais (PR).
O T-Cross chega para encerrar o hiato de quinze anos de ausência da Volkswagen no segmento de SUVs compactos, criado no Brasil pelo Ford EcoSport.
Além do utilitário de entrada, a Volkswagen ainda terá no Brasil o novo Tiguan e o Tharu, SUV intermediário inédito que se posicionará acima do T-Cross.