Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Segredo: Documento confirma Voyage automático e T-Cross no Brasil

Sedã e Gol vão adotar a mesma caixa de seis marchas usada no antigo Golf 1.6

Por Rodrigo Ribeiro
14 mar 2018, 11h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O câmbio automático convencional será usado no Voyage e Gol (Montagem/Divulgação/Volkswagen)

    A Volkswagen ainda nega, mas um documento registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confirmou a produção do Voyage automático no País. Além do sedã, o registro público também antecipa a chegada do T-Cross, futuro SUV compacto nacional da VW.

    Publicidade

    Tanto o Voyage quanto o Gol irão adotar o mesmo câmbio automático convencional que era usado no antigo Golf 1.6. A caixa fornecida pela Aisin tem seis marchas e recebe o código de AQ160.

    Publicidade
    O câmbio automático será oferecido nas versões intermediária e topo da linha Gol e Voyage (Divulgação/Volkswagen)

    O conjunto irá substituir o câmbio automatizado de uma embreagem SQ200, que chegou a ser aplicado nas versões I-Motion de Gol, Voyage, Fox e SpaceFox.

    Documento público confirma a chegada do Voyage automático no Brasil (Reprodução/INPI/Internet)

    A documentação da fornecedora do ABS para a Volkswagen confirma a informação antecipada por QUATRO RODAS em setembro de 2017.

    Publicidade

    O câmbio automático convencional será usado no antigo motor EA111 1.6 8V ainda usado na família Gol. A aplicação da caixa da Aisin ao propulsor EA211 1.6 16V, mais moderno, será restrita ao Virtus, que já conta com essa opção na Argentina.

    Principal lançamento do ano

    O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã
    Projeção do Volkswagen T-Cross (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Outro documento mostra que o desenvolvimento do T-Cross está avançado no Brasil. O SUV derivado do Polo, chamado internamente de VW 216, será a maior novidade da Volkswagen em 2018.

    Publicidade
    Arquivo revela montagem dos protótipos do T-Cross no Brasil (Reprodução/INPI/Internet)

    O modelo usa a mesma plataforma MQB A0 do novo Polo e terá versões 1.6 16V e 1.0 12V TSI, com opção de câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco (exclusivo do motor aspirado).

    O SUV será fabricado em São José dos Pinhais (PR).

    Publicidade

    O T-Cross chega para encerrar o hiato de quinze anos de ausência da Volkswagen no segmento de SUVs compactos, criado no Brasil pelo Ford EcoSport.

    Além do utilitário de entrada, a Volkswagen ainda terá no Brasil o novo Tiguan e o Tharu, SUV intermediário inédito que se posicionará acima do T-Cross.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.