Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

SC63 é o primeiro Lamborghini híbrido dedicado às corridas de endurance

Hiperesportivo vai participar de tradicionais provas como as 24 Horas de LeMans e Daytona e ajudará na eletrificação dos carros de rua

Por Lukas Kenji
14 jul 2023, 12h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lamborghini SC63
    Modelo é o novo híbrido de corrida da Lambo (Divulgação/Lamborghini)

    “O SC63 é o carro de corrida mais avançado já produzido pela Lamborghini e segue roteiro (…) delineado pela marca para a eletrificação de nossa linha de produtos”. A afirmação do presidente da fabricante italiana, Stephan Winkelmann, dá uma noção do poderio do superesportivo híbrido desenvolvido para as pistas e também mostra que a marca está entrando de vez na era elétrica.

    Publicidade

    Toda a gama de Sant’Agata Bolognese será eletrificada até 2024. O SC63 consolida esse caminho e chega com foco no Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024, que inclui as 24 Horas de Le Mans. As 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring também estão no calendário do lançamento italiano.

    Publicidade

    Para tantos desafios, o SC63 será equipado com um motor completamente novo. É um 3.8 biturbo que desenvolve 680 cv. Um dos diferenciais do conjunto é que ele tem uma configuração de “V frio”. Isso significa que os turbocompressores ficam posicionados fora do ângulo em V do motor o que torna resfriamento e manutenção mais fáceis. Além disso, a configuração reduz o peso e ajuda a otimizar o centro de gravidade do carro.

    Ao todo há oito radiadores diferentes, e as demandas de arrefecimento foram cruciais para o desenho do monoposto. Desse modo, foram inseridas entradas de ar nos sidepods e, com limitações severas nas modificações possíveis entre diferentes pistas, foi necessário desenhar o SC63 pensando nas provas mais quentes do calendário.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Lamborghini SC63
    Hiperesportivo tem 680 cv de potência (Divulgação/Lamborghini)

    A unidade de potência é gerenciada por uma unidade de controle eletrônico da Bosch. O conjunto de regras da LMDh especifica uma caixa de câmbio, bateria e unidade geradora de motor (MGU) padronizadas, o que ajuda a conter os custos de desenvolvimento do protótipo.

    Lamborghini SC63
    Lamborghini fechou parceria com a equipe Iron Lynx (Divulgação/Lamborghini)

    O desenvolvimento do monocoque foi feito em parceria com a Ligier. Segundo a marca, a associação deu a liberdade de especificar certos recursos, como o design da suspensão push rod, a distribuição geral de peso e a facilidade de reparo das peças críticas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Lamborghini SC63
    SC63 vai correr em LeMans e Daytona (Divulgação/Lamborghini)

    Outra parceria estabelecida pela Lamborghini foi com a equipe Iron Lynx. A lista completa de pilotos ainda será anunciada, mas alguns nomes já foram confirmados. Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli são profissionais da própria Lambo, enquanto Daniil Kyvat e Romain Grosjean são conhecidos por disputar a Fórmula 1.

    O Lamborghini SC63 foi apresentado no Festival de Goodwood, no Reino Unido, e começará a rodar em testes em breve.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.