Há exatamente um ano a Ford encerrava a produção nacional de um de seus modelos mais bem-sucedidos por aqui: o Fiesta.
A saída de linha do hatch fez parte de um movimento de redução das atividades da marca no país, que culminou com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em outubro do ano passado.
Na Europa, no entanto, o modelo, líder de vendas por lá, segue sua trajetória e continua recebendo atualizações. Na mais recente delas, a Ford passou a oferecer motorização híbrida leve.
O sistema é composto por um gerador que envia a energia da frenagem a uma bateria de 48 V, que, por sua vez, funciona como uma espécie de alternador, aliviando o esforço do motor 1.0 turbo nas partidas e acelerações.
A configuração eletrificada é oferecida tanto na opção de 125 cv quanto na mais potente, de 155 cv.
Na configuração mais arisca, inclusive, o sistema confere um ganho de até 50% no torque do veículo em rotações mais baixas e aumenta o pico em até 2 kgfm, resultando num total de 24,4 kgfm para o hatch.
As versões exclusivamente a combustão também passaram por atualização no motor (1.0 três-cilindros turbo EcoBoost) e no câmbio, que agora é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Além da parte mecânica, a Ford também fez melhorias nos sistemas de segurança e tecnologia.
O Fiesta agora tem entre seus itens de série: sistema de reconhecimento de placas e sinais de trânsito, assistente de estacionamento em vaga perpendicular e detector de faixa de pedestres com frenagem de emergência.
Além disso, o motorista poderá ordenar comandos ao carro, tais como destravar as portas e até dar partida no motor, direto de seu celular, por meio de um aplicativo chamado FordPass Connect.
O preço inicial do Ford Fiesta com o sistema híbrido no Reino Unido é de £ 19.860, o que equivale a aproximadamente R$ 121.890.
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