Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

São Paulo: número de acidentes cai após redução de limites nas Marginais

Também houve declínio de congestionamento à tarde e à noite

Por Rodrigo Furlan/Imagem: Google Street View
Atualizado em 9 nov 2016, 14h38 - Publicado em 19 ago 2015, 13h32
geral

Atualização às 18h45 com dados da CET

Desde 20 de julho, as Marginais Tietê e Pinheiros, duas vias expressas de grande importância para o deslocamento na cidade de São Paulo, tiveram seus limites de velocidade reduzidos. A proposta da Prefeitura era simples: diminuir a velocidade dos carros e, consequentemente, reduzir o número de acidentes nas pistas. Com 30 dias de implantação, os resultados foram positivos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou nesta quarta-feira (19) um relatório do qual consta, entre outros dados, a redução de 29% nos acidentes com vítimas (mortos e feridos – 78) na comparação com o mesmo período em 2014. Já os acidentes sem vítimas caíram 20% (217), e houve ainda 67% menos atropelamentos (2).

Outra informação obtida pelo órgão é a redução do congestionamento nessas vias em dois períodos: manhã (3% a menos do que em 2014) e tarde (21% a menos do que no ano passado). Por outro lado, o período entre picos (10h às 17h) registrou 8% de aumento da lentidão. Levando em conta todo o sistema viário monitorado pela CET, a queda de manhã fica em 8%, e a de tarde, em 17%, enquanto o entre-picos teve aumento de 12%.

Continua após a publicidade

Novos limites

Os limites adotados nas pistas das Marginais são os seguintes: 70km/h para a expressa, 60km/h para a central e 50km/h para a local. Esta foi a primeira ação de redução de velocidade máxima a ganhar maior repercussão na cidade, mas o processo está sendo espalhado para outros locais.

Desde o dia 3, as avenidas Aricanduva e Jacu-Pêssego, na zona leste, tiveram redução para 50km/h. A partir de setembro, a diminuição do limite chegará ao Corredor Norte-Sul (avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Vale do Anhangabaú, Vinte e Três de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luís e Interlagos), caindo para 50km/h em trechos com faixa de ônibus e para 60km/h em regiões sem faixa exclusiva.

O último passo deve ser dado até dezembro: a redução de velocidade máxima de todas as vias arteriais de São Paulo para 50km/h.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.