Salão do Automóvel: Fiat prepara conceito que antecipa próximos lançamentos no país
Protótipo antecipa a nova família de carros nacionais da marca, que começará com o Grande Panda; marca exibirá também o esportivo elétrico Abarth 600e de 280 cv
O maior mistério do Salão do Automóvel de São Paulo 2025 estará no estande da Fiat. A marca confirmou que exibirá um carro-conceito inédito, mantido em sigilo até a abertura do evento no dia 22 de novembro, e que deve antecipar o futuro da marca no Brasil.
A Fiat evita dar qualquer detalhe sobre o protótipo, afirmando apenas que o carro “revela o direcionamento de design que orientará o futuro da marca nos próximos anos.” A empresa não divulgou nem ao menos um teaser, para evitar especulações sobre o automóvel.
O conceito deve ser próximo do modelo que antecipou o Grande Panda para a Europa, porém com mudanças para aproximá-lo do gosto brasileiro, uma estratégia normal para a fabricante, dando mais liberdade para a equipe de design local comandada por Peter Fassbender.
O protótipo servirá como uma prévia do Fiat Grande Panda, o aguardado substituto do Argo. O modelo é tratado internamente como o sucessor espiritual da família Palio, por ser um projeto global que dará origem a uma nova família de produtos, incluindo os futuros Pulse, Fastback e até a picape Strada, os três antecipados por outros conceitos mostrados na Europa.
Confirmado pelo CEO global da Fiat, Olivier François, o Grande Panda já roda em testes no Brasil. O lançamento da versão de produção é esperado para 2026, quando a Fiat comemora 50 anos no país.
A segunda grande estrela do estande de 500 m² no Distrito Anhembi será o Abarth 600e Scorpionissima, exibido pela primeira vez no Brasil. O SUV elétrico é o modelo mais potente já criado pela divisão do escorpião.
O Abarth 600e entrega 280 cv de potência e, segundo dados de fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Stellantis Motorsport, divisão que compete na Fórmula E, e será exibido ao público na cor Hypnotic Purple.
Sua presença no evento não significa que será vendido no país. A Fiat tem o costume de trazer alguns modelos apenas para exibição, como foi com o 124 Spider, que foi mostrado no Salão de 2016. A Stellantis chegou a anunciar que o 500e Abarth seria comercializado no Brasil, porém a empresa nunca mais falou sobre o hatch elétrico esportivo.
O que a Ford descobriu após desmontar carros elétricos da Tesla e da Xiaomi
Honda WR-V 2026 é rápido como um T-Cross e mais confortável que HR-V; veja teste
Chery tenta imitar Land Rover e fracassa em escadaria de 999 degraus
Novo Chery Tiggo 8 entre em pré-venda com preço de Renault Kwid
Novos Toyota Hilux e SW4 chegarão ao Brasil apenas em 2027 e serão híbridos







