Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

RS e-tron GT, primeiro esportivo elétrico da Audi, chega por R$ 950.000

Primeiro superesportivo elétrico da marca pode custar até R$ 1,2 milhão se equipado com todos os opcionais

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 Maio 2021, 11h24 - Publicado em 20 Maio 2021, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi RS e-tron GT
    (Divulgação/Audi)

    A Audi abriu nesta quinta-feira (20) a pré-venda do novo RS e-tron GT no Brasil, o primeiro modelo elétrico da linha de superesportivos da marca. Com entregas previstas para começarem em setembro, ele parte de R$ 949.990 e pode encostar em R$ 1,2 milhão com todos os opcionais – preços próximos do Porsche Taycan, seu “primo” e principal concorrente.

    Mas ele quer provar que é muito mais do que apenas um “Taycan da Audi”.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Começando pelo visual, o RS e-tron GT é impactante e cheio de personalidade própria. Por ser elétrico, o modelo não precisa de aberturas para refrigeração. Mesmo assim a dianteira tem apliques em preto que simulam grades enormes para reforçar sua vocação esportiva.

    Audi RS e-tron GT

    Na prática, as únicas aberturas reais são a próxima ao capô, a que fica na base do para-choque para abrigar os sensores e radares utilizados para sistemas de condução semiautônomos, e nas extremidades do para-choque, para resfriamento dos freios.

    Continua após a publicidade

    Os faróis afilados têm iluminação full LED matriciais com luzes a laser que, segundo a Audi, aumentam a intensidade e a amplitude do facho, que pode chegar a até 600 metros de distância.

    De lado, o superesportivo elétrico revela um formato mais próximo de um cupê do que o Taycan. As rodas podem variar, mas são de série com 21 polegadas e um desenho “diferentão” e focado na aerodinâmica. Por falar nisso, o RS e-tron GT é dono do melhor coeficiente aerodinâmico entre todos os modelos RS (incluindo o R8), com 0,24.

    Audi RS e-tron GT

    A traseira do e-tron GT também foge do convencional com lanternas em LED que vão de um lado a outro, e que têm grandes dimensões. Só não espere que a parte de trás ostente duas ou quatro saídas de escape: a Audi não quis forçar a barra com saídas falsas e ocupou a base do para-choque traseiro com um difusor de ar em fibra de carbono. O teto em carbono, um opcional, promete maior rigidez e até 12 kg a menos do que um teto panorâmico fixo.

    Por dentro a aparência volta para a racionalidade com desenho próximo dos demais modelos da marca. A parte central do painel é rígida e lisa, mas há um bom motivo para isso: é feita em fibra de carbono, como uma das contenções de peso do elétrico. No mais, há acabamentos em aço escovado, couro e Alcantara, este presente inclusive no volante.

    Continua após a publicidade

    Audi RS e-tron GT

    Mecânica tecnológica

    Não é só nos mimos a bordo que a tecnologia se faz conveniente, o RS e-tron GT também abusa dela para se mover. O modelo é equipado com dois motores elétricos de alta potência (um na dianteira e um na traseira) com sistema térmico de 4 circuitos de resfriamento, que rendem 598 cv de potência (ou 646 cv na função overboost, por 2,5 segundos) e 84,6 kgfm. Assim, ele pode ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, segundo a Audi, mas a velocidade máxima é limitada em 250 km/h.

    Assim como os preços, os números de performance do Audi também são próximos do Taycan Turbo, que tem até 680 cv e 86,6 kgfm, e chega aos 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima é de 260 km/h.

    Audi RS e-tron GT

    Com garantia de 8 anos ou 160.000 km, a bateria do RS e-tron GT pesa 630 kg, promete uma autonomia de até 472 km no ciclo WLTP e um tempo de 23 minutos para uma recarga de 80%

    Continua após a publicidade

    A tração integral é elétrica, inteligente e variável em até 100% entre os eixos, mas em situações de rua, com uma direção mais amigável, a tração fica na dianteira. De acordo com a Audi, o sistema elétrico é 5 vezes mais rápido no funcionamento em relação ao mecânico.

    Audi RS e-tron GT

    Por falar em tração, o eixo traseiro é dinâmico, ou seja, esterça em até 2,8° de acordo com as condições de rodagem. Em baixas velocidades, as rodas traseiras viram no sentido contrário às dianteiras; em altas velocidades, as quatro rodas vão no mesmo sentido.

    Ainda no eixo traseiro, o bloqueio do diferencial também é controlado de forma eletrônica para melhor distribuição de torque entre as rodas, favorecendo a estabilidade em curvas e acelerações. A suspensão, que é a ar e adaptativa, tem 3 câmaras de amortecimento que funcionam eletronicamente – em velocidades maiores, por exemplo, a suspensão fica mais baixa para melhor aerodinâmica.

    Já os freios prometem melhor desempenho e durabilidade até 30% maior por terem uma camada de carboneto de tungstênio. Além disso, a marca promete ainda que eles não sujam e não mancham as rodas, e têm maior resistência à corrosão e altas temperaturas.

    Continua após a publicidade

    Como é dirigir o e-tron GT?

    O primeiro contato com o Audi RS e-tron GT foi breve, mas suficiente para sentir até onde os elétricos chegaram. Se por um lado ele não emite roncos emocionais (problema contornado por alto-falantes que produzem um ruído interno e externo, variável entre os modos de condução), as acelerações são brutais já que os quase 85 kgfm de torque estão disponíveis a todo momento.

    Audi RS e-tron GT

    Mesmo com tanta força, o esportivo não dá o braço a torcer em curvas mais fechadas e segue sua trajetória sem sustos. Isso, além do conjunto equilibrado, dos sistemas de tração e da distribuição de peso do carro na proporção 50:50, se deve também pelo eixo traseiro esterçante. Apesar de sutil, é possível perceber a ajuda vinda da traseira.

    O motorista e o passageiro dianteiro sentam-se baixos, próximos ao chão, reforçando a condução de pista do RS. Quem vai atrás tem uma posição ligeiramente mais alta – mas o espaço dedicado a três pessoas só acomoda bem duas, já que o assento central é estreito e há um pequeno túnel central.

    Assim como os demais elétricos da Audi, o GT possui aletas atrás do volante não para troca de marchas (que não existem), mas para controlar a regeneração de energia, que está mais para freio-motor do carro. São dois níveis, que atuam assim que o motorista solta o pedal do acelerador, focando na regeneração da energia e na preservação dos freios. Também há diferentes modos de condução, como Eco e Dynamic.

    Continua após a publicidade

    Audi RS e-tron GT

    Equipamentos e personalização

    A lista de itens série do RS e-tron GT é extensa. Entre eles, há rodas de 21 polegadas, bancos esportivos com aquecimento e ventilação nos dianteiros, quadro de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, iluminação interna ambiente com 30 opções de cores, ar-condicionado de 3 zonas, assistente de estacionamento com manobra semiautônoma, piloto automático adaptativo, faróis full LED matrix e câmera 360°.

    Segue com sistema de som Bang&Olufsen 3D, teto solar panorâmico, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, volante revestido de Alcantara e head-up display.

    Mesmo assim, o esportivo tem à disposição ainda mais 6 opcionais: soleiras de porta RS em fibra de carbono (R$ 4.500), capa dos retrovisores externos em fibra de carbono (R$ 6.000), teto em carbono (R$ 33.000), pacote exterior em fibra de carbono (R$ 38.000), pacote carbono completo (R$ 77.000) e sistema de visão noturna (R$ 21.000).

    Audi RS e-tron GT

    O modelo também é altamente personalizável como toda linha RS e, segundo a Audi, dispõe de mais de 1,4 milhão de combinações possíveis entre cores da carroceria, cor da grade, capa dos retrovisores, pacote interior e revestimento dos bancos, rodas, cores de pinças de freio, acabamento interno e revestimento do volante. O comprador pode escolher cada detalhe para que seu carro seja único.

    Para fechar, uma cor do programa Audi Exclusive custa R$ 37.000 extras.

    Ficha técnica – Audi RS e-tron GT

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.