Para deixar o 911 Turbo Exclusive Series (o mais potente da família 911 Turbo) ainda mais leve, a Porsche apresentou novas rodas feitas de fibra de carbono, exclusivas da versão. Compostas por 7 raios, elas serão um opcional disponível a partir de 2018 pela bagatela de 15 mil euros.
No processo de tecelagem, os 18 km de fios de fibra de carbono presentes em cada roda são trançados por uma máquina que a Porsche diz ser a maior do tipo no mundo, com nove metros de diâmetro.
Depois de montada, a roda é revestida por uma resina que, quando endurecida, é submetida a altas temperaturas. Em seguida ela é resfriada por um longo tempo até ficar resistente.
A Porsche afirma que o conjunto de quatro rodas de carbono fica 8,5 kg mais leve que um jogo equivalente de liga leve, que pesa cerca de 74 kg. Além da redução de peso, o material faz as rodas se tornarem 20% mais resistentes.
A diferença é maximizada pelo fato de este peso compor a chamada massa não-suspensa – tudo aquilo que não é suportado pelo conjunto de suspensão, como pneus, rodas e discos de freio. Num esportivo, reduzir a massa não-suspensa significa melhorar a estabilidade, as frenagens e até a aceleração.
O tamanho das rodas são de 20×9 polegadas na dianteira e 20×11,5 polegadas na traseira. Na Alemanha, o preço será de cerca de 15 mil euros, o equivalente a R$ 55 mil.
Confira o vídeo que a Porsche disponibilizou da produção das rodas de fibra de carbono: