Após inúmeros rumores, fotos e muito burburinho, a Ford confirmou nesta quinta-feira (3) que, sua nova picape Maverick será apresentada na semana que vem, no dia 8 de junho. Além disso, a montadora confirmou, discretamente, que o modelo terá versões híbridas e vendas a partir do quatro trimestre de 2021. Em seguida, foi a vez de imagens do que parece ser o cenário da apresentação do modelo vazarem na internet.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A nova Maverick será apresentada com menos pompa que a F-150 elétrica, mas de maneira bem moderna: o modelo dará as caras em redes sociais da atriz norte-americana Gabrielle Union. Serão o TikTok e Instagram de Union a plataforma oficial de apresentação da caminhonete média-compacta, que promete ser o Ford mais barato dos EUA.
De acordo com os vídeos divulgados pela Ford, o novo modelo busca ser versátil, para satisfazer tanto o cliente que pretende utilizar a Maverick na cidade como aquele que quer ter uma experiência off-road nos fins de semana.
Mais detalhes sobre a picape devem ser divulgados no dia 8 de junho, mas já é possível ter uma ideia sobre algumas características. Já sabemos, por exemplo, que a Maverick usará nomenclatura tradicional de picapes da Ford, com a versão XLT — provavelmente intermediária — aparecendo no material de divulgação.
Outras novidades vieram do fórum Maverick Truck Club, no qual surgiram imagens de outros modelos da caminhonete. Nas fotos é possível notar opções de cores, decoração e interior, bem semelhante ao do Bronco Sport.
A existência de versão XLT vem de encontro aos dados obtidos por QUATRO RODAS, que dão conta da homologação da Maverick no Brasil. A versão trazida para o país seria a topo de linha Lariat, já flagrada nos Estados Unidos. A Maverick Lariat terá iluminação em led, suspensão traseira independente e tração integral. Seu preço é estimado em US$ 32.000.
A grande novidade do anúncio, porém, foi a tampa da caçamba, na qual o emblema “Hybrid” pode ser visto rapidamente. Dando meia palavra para bom entendedor, a empresa aparentemente confirma a propulsão híbrida da picape.
Além disso, notas de rodapé inseridas por questões legais dão certeza de que o modelo chegará às lojas americanas entre setembro e dezembro deste ano.
Versões mais baratas do modelo, entretanto, podem oferecer motores mais leves, como o 1.5 turbo do Bronco Sport americano, com 183 cv e 26,3 kgfm. Para garantir preço menor até que do Ecosport, tração integral e suspensão independente, entre outras comodidades, também não são esperados em série.
Caso o modelo chegue ao Brasil, é certo que o objetivo da Ford será ameaçar o reinado da Fiat Toro no segmento das picapes médias-compactos. O principal ponto de atenção é o preço do modelo, que ainda não foi divulgado. Se a montadora seguir a estratégia usada com o Territory e Bronco Sport, a Maverick Lariat custaria algo em torno de R$ 250.000, contra os R$ 187.490 pedidos em uma Toro Ultra 2022 a diesel.
A Maverick será fabricada em Hermosillo, no México, junto ao Bronco Sport e terá benefícios fiscais na sua importação para o país. Dependendo da política de preço adotada pela fabricante, a nova picape pode ser mais um modelo que venha a falhar nas vendas ou pode significar o fortalecimento de uma frente para brigar com a Toro pelo domínio do segmento.