Antigos queridinhos dos brasileiros, Jeep Renegade e Ford EcoSport hoje precisam de ações comuns em época de queima de estoques para manter as vendas no mesmo patamar.
O EcoSport ganhou motores mais eficientes e um facelift, mas o impacto nas vendas foi pequeno.
Logo em dezembro ganhou financiamento em 36 vezes com taxa zero, que dura até hoje.
Algumas campanhas incluíram desconto de R$ 5.000 na versão FreeStyle (mais vendida) e valorização do usado.
Deu para se manter em sexto entre os SUVs mais vendidos no primeiro trimestre, mas a participação no segmento caiu: de 7,53% em dezembro para 6,39% em março.
O Jeep Renegade também se viu em saia justa.
Vice-líder em 2016, caiu para a quarta colocação em 2017 e hoje ocupa o quinto lugar.
Diante da queda, a Jeep anunciou descontos entre R$ 2.000 e R$ 3.000 para quase todas as versões, planos de financiamento de até 36 parcelas com taxa zero e valorização de até R$ 6.000 no usado.
Mas ainda não recuperou o quarto lugar.
Há quem tenha mais sorte. Também com taxa zero, o Nissan Kicks teve crescimento de 60% entre fevereiro e março, passando de quarto para primeiro no segmento com 5.532 unidades.
O Chevrolet Tracker (leia aqui avaliação da versão Premier), que vem sendo oferecido com bônus de R$ 5.000 no usado, cresceu 36,5% no mesmo período, avançando da oitava para a sétima posição e já ameaça o Eco: foram vendidas 2.486 unidades do GM em março, contra 2.786 do Ford.