Se este Renault Kangoo 2006 estivesse na porta de um estádio vendendo um lanche de pernil, passaria facilmente despercebido. Mas não deixe a aparência te enganar, esse cara é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.
Sua origem é comum aos Kangoo europeus, vindo de fábrica com um modesto motor a diesel de 70 cv. Porém, esse motor foi substituído pelo mesmo do ‘irmão’ Renault Clio RS 182, a versão esportiva da segunda geração do hatch, que também deu origem ao furgão. O 2.0 naturalmente aspirado por si só já eleva a sua potência para 182 cv e com ele poderia ir de 0 a 100 km/h em um pouco mais de 7 s.
Não perca as contas porque ainda há mais mudanças. A árvore de cames veio da geração posterior do hot hatch, o 197 baseado no Clio III. Além disso, ele também ganhou escape de aço inoxidável e um remap completo no motor, que fizeram sua potência saltar a casa dos 200 cv.
Um esportivo não é um esportivo sem uma suspensão adequada. Por isso, o conjunto dianteiro foi retirado da versão Cup do Clio RS 182, mas ganhou novas molas Cooksport rebaixadas, pastilhas de freio compostas PBS Race, discos Brembo HC e parafusos de cambagem Eibach.
Ainda não acabou. Aqueles com olhar mais atento, vão reparar nas rodas Speedline, fixadas com pinos em vez de parafusos, assim como os carros de corrida. Para completar, os pneus são do tipo slick, mas com permissão para rodar nas ruas.
Por dentro, os bancos são os do Kangoo original, mas o vendedor anuncia que incluirá o par de assentos do Clio 182 no pacote. O volante é o mesmo do esportivo, mas é um detalhe que também passaria facilmente despercebido, afinal, os volantes esportivos do início dos anos 2000 eram bem mais simples que os atuais. E ainda tem um adesivo ‘Limited To 62 mph” — limitado a 100 km/h em tradução literal — para enganar os desavisados.
Segundo a descrição, todos os fluídos, incluindo o óleo da caixa de câmbio e o fluido de freio, foram tem especificações de pista, fazendo ele ideal para um track day. O vendedor conta que todas as alterações foram feitas há cerca de cinco anos, antes dele adquirir o carro, dois anos atrás.
Se você se interessou pelo comercial disfarçado, fique sabendo que ele está à venda no ebay por menos que um Renault Kwid. O Kangoo RS está saindo por 6.999 libras, equivalente a R$ 42.900, aproximadamente, bem pouco para um esportivo com apenas 21.243 km rodados. Resta saber quem voaria mais nas estradas, o comercial envenenado ou o nosso brasileiríssimo Fiat Uno com escada no teto.