PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sucessor do Clio RS? Alpine antecipa futuro esportivo elétrico da Renault

Esportivo é mostrado como conceito próximo ao produto final; motorização ainda não foi divulgada, mas a certeza é de que será elétrico

Por Fernando Pedroso
10 Maio 2023, 17h00
Alpine A290_ß
 (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

O futuro repete o passado e exemplo disso é que o próximo hot hatch elétrico da Renault vai ter nome e cara de carro antigo. Pelo menos é o que podemos esperar ao ver o conceito Alpine A290_ß (leia “A290 beta”), que antecipa a novidade que só chegará, em versão final, em 2024.

Na prática, ele é uma versão mais nervosa de outro conceito, o Renault R5 Turbo 3E, revelado no ano passado. Ambos são inspirados no desenho do Renault 5, lançado em 1972 e que sobreviveu até 1996 quando deu lugar para o Clio.

Alpine A290_ß
(Divulgação/Renault)

O Alpine se diferencia do Renault por ser mais largo, usar rodas de 20 polegadas, um aerofólio gigantesco e simpáticos faróis de milha saltados do capô, uma marca da Alpine. Antony Villain, diretor de design da subsidiária da Renault, disse à revista inglesa Auto Express que o conceito está bem próximo da produção final.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

“No entanto, o interior é uma homenagem às corridas. Teremos um layout mais convencional para o carro de produção”, afirmou. No conceito, o interior é feito em formato de seta para, segundo a Alpine, realçar a posição central de direção e “transmitir uma sensação de velocidade, desempenho e controle total”.

Alpine A290_ß
(Divulgação/Renault)

O conjunto mecânico é outro mistério. A publicação britânica AutoExpress afirma que o conceito tem dois motores elétricos, enquanto a versão final terá apenas um. Mas, se a Renault quiser mesmo honrar o nome Alpine, o carro final terá que ser forte.

Já na construção, são prometidos materiais robustos e leves, como alumínio, e um grande foco em aerodinâmica. O modelo final será produzindo sobre a plataforma CMF-B EV e deverá ter proporções muito semelhantes às do protótipo, que tem 4,05 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura. A Alpine diz que o entre-eixos é curto e as bitolas são largas, o que aprimora a condução esportiva do hatch.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.