A Renault em conjunto com a montadora chinesa Geely, anunciaram a criação da mais nova joint venture do mercado automotivo. A nova empresa terá divisão de 50/50 entre as marcas e tem como objetivo a criação de novas tecnologias de motores e transmissões.
Com o crescimento do número de joint ventures no mundo voltadas para inovações em tecnologia, a Geely e a Renault tem como principal meta “se tornar líder mundial no desenvolvimento, produção e fornecimento de motores híbridos de ponta e motores a combustão altamente eficientes”. O acordo entre de cooperação já havia sido assinado em novembro de 2022.
A nova joint venture aproveita as conexões de suas proprietárias e já iniciará sendo fornecedora de fabricantes como Volvo, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors. Além disso, a empresa promete que poderá oferecer soluções para 80% do mercado global de motores a combustão interna e híbridos.
A America Latina também deve ser beneficiada com essa junção, já que o acordo prevê a produção de motores híbridos no continente.
Além do investimento das duas montadoras, a petrolífera saudita Aramco já assinou uma carta de intenções com as empresas e deve investir fortemente na nova empresa.
“A Aramco vai apoiar o crescimento da empresa e contribuir para atividades-chave de pesquisa e desenvolvimento em torno de soluções de combustíveis sintéticos e motorizações a hidrogênio de futura geração”, relatou a Renault em comunicado oficial.
O CEO da Renault, Lucas de Meo, disse que eles não podem perder mais tempo na corrida pela descarbonização da indústria automotiva mundial. “Temos o orgulho de unir nossas forças às de uma grande empresa como a Geely, para criar um novo player capaz de enfrentar este desafio, mudar as regras do jogo e abrir caminho para as tecnologias de motores de combustão interna de baixíssimas emissões.”
O presidente da Geely Holding Group, Eric Li, também veio a público para celebrar a cooperação das duas empresas e afirmou que será permitido melhorar a experiência dos clientes por conta da nova joint venture.
Os centros operacionais da empresa estarão localizados em dois locais, um em Madri na Espanha e outro na Baía de Hangzhou na China. A sede da empresa deve ser estabelecida no Reino Unido.
Brevemente, as duas empresas devem firmar mais um acordo para o fornecimento de motores de combustão interna, híbridos, híbridos recarregáveis e transmissões para automóveis de passeio. E, a empresa ainda fornecerá motores para utilitários leves e baterias híbridas para a Renault.