Apostando no mercado indiano, a Renault prometeu lançar um novo SUV em 2020: o nome ainda não está definido, mas internamente o projeto é conhecido pelo código HBC.
Usando a plataforma CMF-A, mesma do subcompacto Kwid – bastante conhecido dos brasileiros – e da minivan Triber, o veículo vem para o mercado de SUVs compactos.
O objetivo da Renault é fazer do veículo o SUV mais barato da empresa.
Segundo o CarToq (site indiano de notícias automobilísticas), o veículo deve ser exposto pela primeira vez na edição 2020 do Indian Auto Expo, salão do automóvel realizado no mês de fevereiro em Budh, na região metropolitana de Nova Délhi.
O projeto HBC deverá compartilhar, além de uma série de peças, a plataforma alongada de 3,99 metros de comprimento da minivan Triber. São 31 cm a mais do que o comprimento do próprio Kwid.
Para termos ideia do quanto o modelo será pequenino, um Jeep Renegade possui 4,23 m nessa mesma dimensão.
A linha desse tipo de SUV vem ganhando espaço no país asiático, porque na Índia os veículos com menos de quatro metros pagam menos impostos.
De acordo com o site, é provável que o HBC use o mesmo motor 1.0 de três cilindros que equipa a Triber na Índia, porém sobrealimentado com turbo para gerar mais potência e torque, com opções de câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.
A expectativa é de que o novo SUV da Renault saia de série com airbags duplos, ABS, sensor de estacionamento, câmera de ré e alertas de cinto de segurança e de velocidade no navegador da central multimídia.