Após idas e vindas, Renault Alaskan pode ter mais uma chance para ser vendida no Brasil. A informação partiu do presidente da Renault Argentina, Pablo Sibilla, em entrevista à Agencia Telám. Chile e Colômbia também estão negociando para receber a picape hermana.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O namoro entre a Alaskan e o mercado brasileiro vem desde que sua produção foi anunciada na América Latina. De início, a Alaskan — que é praticamente idêntica à Nissan Frontier e à Mercedes Classe X — chegou a ter sua venda confirmada em nosso país. Mas em julho do ano passado a Renault Brasil voltou atrás da decisão.
Segundo Sibilla, a retomada das conversas é uma tentativa de aumentar as exportações: “A ideia é transferir toda a produção para a Argentina.” A Alaskan também é montada na Colômbia.
Para isso, montadora pretende transformar a fábrica Santa Isabel, na cidade de Córdoba, em uma planta exclusiva para os utilitários. O plano também conta com um novo modelo que será lançado em 2024, que poderia ser uma nova geração da Oroch.
O que é certo é que a planta argentina deixará de fabricar os Logan, Sandero e Stepway, mantendo apenas o Kangoo e a própria Alaskan. A produção de carros de passeio será destinada a outras fábricas da América Latina, como a de São José dos Pinhais (PR).
O novo plano de produção em Córdoba também gerará novos empregos. Sibilla afirmou na entrevista que cerca de 1.000 novos empregos seriam criados com a nova estratégia da Renault, sendo metade diretos e metade indiretos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.