A Opel pertencia à General Motors, mas foi comprada pelo grupo PSA (de Peugeot e Citroën) em 2017. Agora, a marca de origem alemã começa a ver o resultado da nova gestão.
Um dos novos modelos é o Opel Zafira Life, um furgão de passageiros que será responsável por substituir as versões de passageiros do Opel Vivaro.
Acontece que as duas primeiras gerações do Opel Vivaro eram baseadas no Renault Trafic. A terceira geração, que será lançada nos próximos meses, passa a ser baseada nos gêmeos Citroën Jumpy e Peugeot Expert – que, inclusive, são vendidos no Brasil.
Para marcar essa nova fase, a versão de passageiros receberá o nome da icônica minivan Zafira, que segue à venda na Europa em sua terceira geração.
Com exceção do para-choque, da grade, dos faróis e das rodas, o Zafira Life é idêntico aos irmãos franceses. E não tem nada a ver com a Zafira original, a não ser o teto solar dividido em duas peças longitudinais.
Mas o furgão traz suas vantagens: estará disponível com três comprimentos diferentes, mas todas as opções têm nove lugares. A mais curta, S, tem 4,60 metros de comprimento, enquanto a M tem 4,95 m e a L tem 5,30 m.
O painel segue o estilo dos irmãos franceses, mas traz mimos como central multimídia com tela de sete polegadas e câmbio automático comandado por seletor giratório. Bancos de couro e head up display são opcionais. As configurações M e L ainda podem ter bancos dianteiros aquecidos e com função de massagem.
O nome Vivaro, por sua vez, deverá permanecer apenas nas versões de carga do furgão. A PSA inclusive estaria desenvolvendo uma versão 100% elétrica do furgão, que seria lançada em 2020.