Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

QUATRO RODAS de junho: dirigimos o Nivus, a grande aposta da VW para 2020

Além das impressões do mais novo carro do mercado nacional, edição ainda traz um dossiê com os hatches automáticos mais baratos do Brasil

Por Daniel Telles
29 Maio 2020, 15h24

A edição de junho da revista QUATRO RODAS já está a caminho das bancas e casas dos assinantes para entreter os apaixonados por carro durante essa quarentena.

O protagonista da vez é o novo Volkswagen Nivus, grande aposta da marca para 2020 e que inaugura o segmento dos SUVs cupês entre os carros generalistas no Brasil. O modelo é baseado no Polo – e tem muito dele – mas é inegável que possui personalidade própria.

Já dirigimos a versão topo de linha do Nivus e contamos todas as impressões que tivemos do carro.

Mas se você se interessa pelos hatches e gosta do conforto do câmbio automático, preparamos um dossiê com tudo sobre os principais modelos do segmento a venda no Brasil.

Tem os prós e contras de Chevrolet Onix, Toyota Yaris, VW Polo, Hyundai HB20, Honda Fit, Ford Ka e outros oito modelos. Vale conferir a análise não apenas do carro, mas também de seu câmbio e dos custos com peças, seguro e revisões.

Continua após a publicidade
(Arte/Quatro Rodas)

Voltando para os SUVs, ainda separamos algumas páginas para te mostrar como fica a nova geração do Mercedes-Benz GLA, que chegará ao Brasil ainda este ano.

A edição traz um deleite para os amantes de velocidade e tecnologia. Primeiro com o Porsche 911 Turbo, o clássico esportivo de sempre ainda mais veloz. E por último com o Audi E-Tron, um SUV esportivo que dispensa até os retrovisores.

Mercedes-Benz Axor 3131: o caminhão esquisito que usa pneus off-road, tem bitolas largas e é autônomo.

Longa Duração: colocamos o nosso CAOA Chery Tiggo 5X para rodar na terra. Como ele se saiu? C4 Cactus está quase se despedindo da frota, como está seu acabamento? Chevrolet Onix Plus enfrentou viagem de 3.000 km, mas não aguentou bem.

BMW Z4 M40i: rodamos com a versão mais potente do roadster alemão.

Continua após a publicidade

JAC T60: o SUV chinês custa R$ 100.000 e tem itens de série que muitos outros mais caros não oferecem nem como opcionais. Mas será que vale a pena?

Carta ao leitor

Redator-chefe Paulo Campo Grande escolheu a leitura para matar as saudades dos carros (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

Chame como quiser: falta, ausência, carência, privação, provação, tormento. Mas ficar sem carro, definitivamente, não é legal. No grupo de WhatsApp da redação, começamos a falar espontaneamente da quarentena e da saudade de dirigir, de ouvir música nos carros e de contemplar as paisagens em movimento.

“Sair pra ir à padaria comprar pão já é animal”, disse o editor de arte Fabio Black. “Às vezes, estou colocando umas músicas em casa e me imaginando na estrada”, falou o piloto de testes Leonardo Barboza.

A privação para nós se dá desde a redução de uso do carro no cotidiano até a falta de carros para testar e escrever e fotografar, já que nem todas as fábricas estão permitindo que suas frotas rodem.

Editor de arte Fábio Black tem recorrido aos programas de televisão (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

Felizmente, não são todas. A VW, por exemplo, está lançando este mês seu primeiro SUV cupê, o Nivus, com tudo que uma apresentação de carro tem direito.

Continua após a publicidade

É certo que, para proporcionar o contato com o lançamento de forma segura (e a tempo de entrar nesta edição), a fábrica montou uma operação complexa. Um carro foi disponibilizado para fotos em um estúdio, enquanto outro foi enviado para a avaliação em pista.

O número de envolvidos no processo foi reduzido e todos tiveram de usar luvas e álcool em gel. O resultado, você pode conferir no texto da dupla Leonardo Felix e Henrique Rodriguez e nas fotos de Fernando Pires.

Estagiário Renan Bandeira tem aproveitado o tempo livre para fazer alguns ajustes em seu VW GOL 1993 (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

Falar, ler e ver fotos de carros é uma forma de compensar a ausência deles. Nesta quarentena, por exemplo, redescobri um livro que tenho na estante e não abria faz tempo. Legendary Italian Cars, do jornalista italiano Enzo Rizzo, com prefácio do designer Giorgetto Giugiaro, me fez viajar sem sair do lugar.

O editor de arte Fabio Black diz passar horas vendo programas de tevê como Top Gear e o canal Discovery Turbo. Também há entre nós aqueles que se dedicam a manter os carros em ordem.

Esse é o caso do editor-assistente Henrique Rodriguez, polindo, trocando as palhetas dos limpadores do para-brisa e reforçando o isolamento acústico dos carros dele e da família, e do estagiário Renan Bandeira, que decidiu ele próprio fazer pequenos reparos no seu Gol 1993.

Continua após a publicidade
Editor-assistente Henrique Rodriguez também fez alguns retoques em seu carro, um VW Up! (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

Conscientes de nosso papel neste momento, nos dedicamos a produzir um conteúdo vibrante e de qualidade, com informações precisas e abrangentes, que podem ser encontradas na revista (em suas versões física e digital, via GoRead, canal disponibilizado aos assinantes), no site e nas mídias sociais (Facebook, Insta-gram e YouTube).

Nosso site, aliás, foi inteiramente reformulado no mês passado para tornar sua leitura mais fácil, com espaços maiores e acesso rápido.

Nesta edição que você tem nas mãos, além do Nivus, fizemos um levantamento dos hatches compactos automáticos mais baratos do mercado e, para quem gosta de esportivos, apresentamos a avaliação do novo Porsche 911 Turbo, um esportivo que ficou ainda mais potente, mais rápido e gostoso de dirigir.

Os saudosistas vão se deleitar com as matérias do Ford Bronco e do Fusca Avallone, escritas pelo talentoso Felipe Bitu, e também com a história do colecionador de Alfa Romeo 2300, Marcelo Paolillo, contada pelo editor de arte Fabio Black (aquele mesmo que alonga as viagens de carro à padaria só para dirigir um pouco mais).

Quem é ligado em tecnologia verá o teste do Audi e-tron, um texto sobre as baterias do futuro e, lógico, a sessão Novas Tecnologias com o motor do Koenigsegg, cujo comando de válvulas é hidropneumático.

Continua após a publicidade

Espero que a leitura ajude você a passar melhor esta quarentena distante de seu carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.