Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pulse Abarth será mais rápido que Polo GTS e o mais potente da divisão

O modelo chegará no quarto trimestre com grandes títulos nas costas: ele será o primeiro SUV e o modelo mais potente da história da Abarth

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jul 2022, 10h03 - Publicado em 29 jul 2022, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mesmo com o lançamento previsto apenas para o último trimestre de 2022, a Fiat promoveu um primeiro encontro entre a imprensa brasileira e o aguardado Pulse Abarth. O cenário não poderia ser mais emblemático: o Autódromo José Carlos Pace, o aclamado Autódromo de Interlagos. Mas há algo a mais por trás disso.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

    É que o Pulse Abarth fará sua primeira aparição pública em movimento neste final de semana, como carro madrinha da primeira temporada da Fórmula 4, que acontecerá no templo brasileiro do automobilismo nos dias 30 e 31 de julho, e 6 e 7 de agosto. Mais do que isso, a Abarth será patrocinadora oficial da categoria e deixará o modelo exposto ao público no local.

    Fiat Pulse Abarth
    Traseira do Pulse Abarth tem nome da divisão por extenso e saída dupla de escape (Divulgação/Fiat)

    Em ambas as ocasiões, porém, tanto o público quanto a imprensa só poderão (ou puderam) ter um gostinho do que será o primeiro Abarth totalmente nacional (já que, além da produção, também foi concebido por aqui). No caso dos jornalistas, grupo em que QUATRO RODAS esteve presente, teve algo mais: uma volta rápida de carona, com um piloto da Fiat ao volante.

    “É como um teaser que poderia ser um e-mail, mas que resolvemos fazer presencialmente”, disseram os representantes da Fiat durante a apresentação.

    Continua após a publicidade
    Fiat Pulse Abarth
    Rodas são de 17 polegadas e não há detalhes cromados (Divulgação/Fiat)

    Antes de contar sobre a tal volta rápida, alguns dos poucos números revelados pela marca. Finalmente o motor 1.3 turbo flex que já equipa Toro, Renegade, Compass e Commander foi confirmado para o Pulse Abarth. Assim como nos demais, ele terá até 185 cv e 27,5 kgfm com etanol, conquistando a marca do Abarth mais potente da história. Será automático de seis marchas.

    Os números de desempenho serão dignos de um esportivo, segundo a Fiat, que anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em “menos de 8 segundos” e uma velocidade máxima de “mais de 210 km/h”. “Não vamos entregar tudo agora”, disseram sobre os arredondamentos dos dados. O tempo será menor do que os 8,4 s do Polo GTS, que também é menos potente com seus 150 cv.

    Fiat Pulse Abarth
    Grade é maior e tem entradas extras em relação ao Pulse comum (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    Como é o Pulse Abarth

    Visualmente, o modelo é um legítimo Abarth, com adereços, de certa forma, até exagerados (porém bonitos), como o friso no para-choque dianteiro, os retrovisores e as faixas laterais em vermelho, os grandes apliques plásticos nos para-lamas com fendas que simulam entradas de ar e o aplique traseiro que imita um difusor de ar.

    Os logotipos da Fiat são substituídos pelo logo do escorpião na dianteira e pelo nome Abarth por extenso na traseira – neste ângulo, o nome Pulse tem a letra “e” em vermelho. Também há saída dupla de escape, logo Abarth os para-lamas e faróis full-LED (como os que virão no Fastback, com a faixa de LED superior intercalando com o indicador de direção).

    Compartilhe essa matéria via:
    Fiat Pulse Abarth
    Fiat Pulse Abarth (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    Não há nada cromado no Abarth, nem mesmo a grade, que adota as bordas em preto brilhante. Na parte superior, que se estende acima dos faróis, há um envelopamento de textura de fibra de carbono. As rodas de 17 polegadas têm desenho raiado, esportivo, e são calçadas com pneus 215/50. As unidades apresentadas usavam pneus Dunlop SP Sport Maxx 050+.

    A propósito: o interior do modelo segue sob sigilo e não foi revelado. Durante todo o contato, painel e o console central ficaram cobertos, deixando à mostra apenas o quadro de instrumentos digital (com um indicador para a pressão do turbo) e grafismos exclusivos, a alavanca do câmbio e o botão do freio de estacionamento eletrônico.

    Como é andar (de carona) no Pulse Abarth

    A primeira impressão positiva veio no ronco saído do escape duplo do modelo, um tom grave e encorpado, e surpreendentemente alto para um esportivo “barato” – os preços ainda são um mistério, mas certamente ficarão acima dos R$ 160.000. O ronco permanece interessante em marcha lenta, nas acelerações e, principalmente, nas reduções, com simulações de punta-tacco.

    Em trocas durante acelerações mais agressivas, é possível ouvir até pequenos “pipocos” vindos da traseira do carro. Aqui, nada de som virtual como no “rival” Polo GTS.

    Continua após a publicidade
    Fiat Pulse Abarth
    Tradicionais faixas laterais da Abarth não ficaram de fora no Pulse (Divulgação/Fiat)

    De carona, a sensação é de acelerações rápidas e fortes, com boas saídas e retomadas. Apesar da tendência de sair de frente e da cantoria dos pneus, o Pulse Abarth contornou bem as curvas de Interlagos graças ao ajuste exclusivo da suspensão, que está evidentemente mais rígida. Há, porém, óbvias limitações de tempos de frenagem e acelerações nas curvas.

    Não há como dizer sobre a velocidade das trocas de marcha no modo automático, já que, a todo tempo, os pilotos guiaram o modelo no modo manual pelas aletas atrás do volante.

    Já uma curiosidade de muita gente foi tirada: sim, os freios traseiros do Pulse Abarth são a tambor. Na pista, mesmo após sucessivas voltas, ele não apresentou cansaço aparente, apesar do mau cheiro que exalava fora do carro.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.